20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lixo eletrônico põe em perigo a saúde humana

Lixo eletrônico põe em perigo a saúde humana

Genebra, 16 jun (Prensa Latina) O descarte ou reciclagem irresponsável de equipamentos elétricos e eletrônicos representa hoje um perigo maior para a vida humana, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os volumes crescentes de itens produzidos e descartados em todo o mundo estão causando o que foi recentemente denominado em um fórum internacional como um ‘tsunami de lixo eletrônico’ que põe em perigo a vida das pessoas, alertou o diretor administrativo Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus da organização internacional de saúde.

No relatório ‘Crianças e lixões eletrônicos’, os representantes da OMS explicam que é urgente adotar medidas de conformidades obrigatórias eficazes para proteger milhões de menores e mulheres grávidas em todo o mundo.

Estima-se que 12,9 milhões de mulheres trabalham no setor de lixo não regulamentado, expondo-as a lixo eletrônico tóxico que coloca em risco a saúde de seus futuros bebês.

Além disso, mais de 18 milhões de crianças e adolescentes, alguns com apenas cinco anos de idade, trabalham em setores industriais não regulamentados, incluindo tratamento de resíduos.

Às vezes, os pais ou responsáveis ​​envolvem as crianças na reciclagem do lixo eletrônico, pois, por terem mãos menores, são mais hábeis nessa tarefa.

Muitos deles também moram, vão à escola e brincam perto de locais de reciclagem que contêm altas concentrações de produtos químicos tóxicos, como chumbo e mercúrio, que podem afetar seu desenvolvimento intelectual.

A OMS destaca que as crianças expostas ao lixo eletrônico são mais vulneráveis ​​às substâncias tóxicas que contêm, pois seus corpos são menores, seus órgãos estão menos desenvolvidos e estão em um estágio de rápido crescimento e desenvolvimento.

Por esse motivo, o nível de poluentes que absorvem é maior em relação ao tamanho do corpo e também têm menor capacidade de metabolizar e eliminar substâncias tóxicas.

Especialistas lamentam que quem trabalha extraindo materiais valiosos como chumbo e cobre esteja exposto ao contato com mais de mil substâncias perigosas, entre elas chumbo, mercúrio e níquel, por exemplo.

Em relação às gestantes, eles indicam que a exposição a lixo eletrônico tóxico pode afetar a saúde e o desenvolvimento do feto, podendo causar consequências para o resto de sua vida.

ga/rbp/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES