25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Situação humanitária catastrófica dos deslocados internos do Haiti

Situação humanitária catastrófica dos deslocados internos do Haiti

Port-au-Prince, 15 jun (Prensa Latina) A Comissão Episcopal de Justiça e Paz (Ce-Jilap) descreveu como catastrófica a situação humanitária enfrentada hoje por milhares de pessoas deslocadas internamente, após os conflitos entre gangues armadas no Haiti.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Sua diretora nacional, Jocelyne Colas Noel, disse que os refugiados em Martissant, um bairro pobre na entrada sul da capital, estão privados de todo o essencial e precisam da maior ajuda possível.

Cerca de 2.500 pessoas tiveram que fugir de suas casas em meio a confrontos entre grupos armados pelo controle da Martissant, que liga Porto Príncipe aos departamentos do sul.

De acordo com o Escritório de Proteção ao Cidadão, pelo menos uma dúzia de pessoas foram mortas durante as trocas hostis e outras 30 ficaram feridas.

Colas observou que a violência das gangues se estende a Martissant, Bel Air, Cité Soleil e outros lugares como Ganthier, Croix-des-Bouquets e Laboule.

Ela também vinculou o aumento desses atos à organização do referendo constitucional patrocinado pelo governo e às eleições para renovar o pessoal político.

No entanto, ela insistiu ao jornal Le National que as autoridades competentes devem fazer o necessário para permitir que os deslocados retornem às suas casas em segurança.

‘Cabe ao Estado haitiano, que tem força jurídica, impor a ordem, especialmente porque alguns funcionários afirmam ter ligações com esses criminosos’, disse ela.

Os confrontos começaram em 1ú de junho e aumentaram no último fim de semana quando outras gangues na periferia norte de Porto Príncipe ocuparam as principais estradas de acesso, apreenderam uma delegacia de polícia e despojaram alguns cidadãos de seus pertences enquanto controlavam a passagem dos veículos.

Também no dia anterior, gangues armadas tentaram roubar algumas empresas na estrada do aeroporto, mas logo após a polícia recuperou o controle da área.

msm/ane/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.