27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Iniciado em Cuba relevante concurso literário

Iniciado em Cuba relevante concurso literário

Holguín, 15 jun (Prensa Latina) O Prêmio Conto Celestino, patrocinado pela editora Ediciones La Luz nesta província cubana oriental, começou hoje com o concurso de cerca de 50 obras inéditas de jovens autores de todo o país.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Convocado pela editora, pertencente à Associação Hermanos Saíz (AHS), o concurso, nesta ocasião, tem o seu desenvolvimento em várias plataformas online, devido à situação epidemiológica devida ao Covid-19 existente no país.

Até o próximo dia 18, os organizadores do evento propõem uma aproximação com a obra de Augusto Monterroso, figura importante da narrativa latino-americana, a quem esta XXII edição do concurso é dedicada por ocasião do centenário de seu nascimento, junto com o 35ú aniversário do AHS.

Liset Prego, especialista em comunicação da gravadora, explicou à Prensa Latina que um dos momentos que homenageia a escritora nascida em Honduras e nacionalizada guatemalteca será a apresentação do audiobook ’10×10 Ovos de Dinossauro’, onde 10 jovens contadores de histórias cubanos participam voz para a mesma quantidade de mini-histórias de Monterroso.

Da mesma forma, a editora promoverá alguns de seus títulos, incluindo Sucata de sexo, Uma brisa do tempo, Maw, Quando você se chama de princesa e A casa dos gatos perdidos, dos autores María Liliana Celorrio, Rafael de Águila, Lourdes María Mazorra , Enrique Pérez e Liset Prego, respectivamente.

Entre as atividades programadas para hoje está a Peña Oda a la joven luz, na qual a editora Camagüey Ácana apresentará o livro ‘A mulher do último espetáculo’, da narradora de Holguin Lourdes González.

Um espaço inédito do concurso será o workshop de técnicas narrativas ‘Contar con la luz’, que acontecerá no canal Telegram das Ediciones La Luz, dos escritores Mariela Varona e Adalberto Santos.

‘O workshop oferecerá noções sobre a construção de contos ficcionais e, além disso, terá como convidado especial o trovador cubano Rey Montalvo, que assim compartilhará algumas de suas canções’, acrescentou Prego.

Todos os anos o Prêmio Celestino convoca canetas cubanas de prestígio para servir de júri, nesta edição participam Dazra Novak, diretora do Centro de Formação Literária Onelio Jorge Cardoso, e participam os prêmios Rafael de Águila e Emerio Medina Casa de las Américas.

Desde 1999, o Prêmio Celestino Short Story convida escritores cubanos residentes no país, menores de 36 anos, a participar com um caderno inédito de 45 a 70 páginas, sejam ou não membros da AHS.

agp/mlp/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.