25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Argentinos recordarão 103 anos da Reforma Universitária de Córdoba

Argentinos recordarão 103 anos da Reforma Universitária de Córdoba

Buenos Aires, 15 jun (Prensa Latina) Os argentinos recordarão hoje o grito de rebelião, há 103 anos, da histórica reforma universitária de Córdoba, que abriu o caminho para centenas de jovens lutarem por uma educação superior de qualidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Desde aquela rebelião estudantil na Universidade Nacional daquela província, que começou em um dia como hoje e durou até outubro de 1918, com confrontos violentos entre reformadores e católicos, a luta tem sido contínua, multiplicada em muitos que continuam a lutar na região por um ensino superior mais inclusivo e democrático.

Neste dia, várias iniciativas virtuais serão realizadas para comemorar este episódio épico da história argentina e aqueles protagonistas que com seu grito exigiam a democratização do governo universitário, a participação estudantil, a educação livre, a liberdade de pensamento e a autonomia universitária.

Uma delas virá da Editorial da Universidade de Córdoba com a apresentação do livro La Reforma Universitaria de 1918. Antecedentes, proyección e impacto a cien años de su estallido, no qual participarão seus autores Ramón Pedro Yanzi Ferreira, Marcela Aspell, Eduardo Martiré e Horacio Sanguinetti.

A província de Mendoza se unirá ao dia com um ciclo de homenagem que também coincidirá com o décimo aniversário da declaração daquela jurisdição.

Desde esta manhã cedo, começou a se replicar em redes sociais como o twitter para destacar o evento, no qual partidos políticos, organizações estudantis e personalidades se lembram desse episódio, considerado uma das sagas político-pedagógicas mais poderosas da história argentina.

‘Os princípios da 18ª Reforma ainda estão vivos em cada reformador que luta todos os dias por uma educação superior mais inclusiva e democrática. Ela vive em cada ato de amor pela educação pública’, disse um dos muitos usuários que se lembram desta data histórica.

msm/may/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.