19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta sobre o impacto do Bitcoin na economia de El Salvador

Alerta sobre o impacto do Bitcoin na economia de El Salvador

San Salvador, 15 Jun (Prensa Latina) A Associação dos Profissionais de El Salvador (Colproce) alertou hoje sobre o impacto do Bitcoin na economia deste país, especialmente nos preços.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O economista César Villalona avaliou que a citada criptomoeda, cujo uso foi recentemente legalizado pela Assembleia Legislativa de El Salvador, vai gerar um ambiente de incertezas e uma mudança constante de preços no país.

‘Você não sabe quanto dinheiro tem nas mãos, isso significa que afetará os salários e, portanto, as pensões: estamos enfrentando um clima de incerteza e o país pode se tornar um centro de lavagem de dinheiro’, disse Villalona.

O Colproce questionou ainda que a conversão do Bitcoin de cripto segurança para moeda digital com curso legal foi aprovada sem estudos de viabilidade e de sua relevância para a economia nacional.

O referido sindicato comparou o movimento com a Lei de Integração Monetária, aprovada em dezembro de 2000 pela direita parlamentar, e que abriu caminho para a dolarização que praticamente extinguiu o colón salvadorenho.

‘O atual governo não consultou os diferentes setores da vida nacional para tomar uma decisão que modifique radicalmente o sistema monetário e cambial do país’, frisou Colproce.

Entre os riscos, destacou-se a volatilidade cambial do Bitcoin e sua utilização em operações ilícitas, ocasionada por uma falta de regulamentação que poderia gerar bolhas financeiras e transformar El Salvador em um paraíso fiscal.

‘Como o Bitcoin é usado para transações especulativas, ele não garante seu uso produtivo nem a estabilidade de renda e a poupança das pessoas, empresas e do Estado’, finalizou o grupo.

A Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou a legalização do Bitcoin em 8 de março, apenas cinco dias depois que o presidente Nayib Bukele propôs em uma conferência realizada nos Estados Unidos.

jcm/cmv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.