23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grupo de Puebla pede respeito ao resultado eleitoral no Peru

Grupo de Puebla pede respeito ao resultado eleitoral no Peru

Buenos Aires, 12 jun (Prensa Latina) O Grupo de Puebla felicitou hoje o candidato do Partido Peru Livre, Pedro Castillo, por sua vitória eleitoral, ao mesmo tempo em que pediu respeito à vontade popular expressa nas urnas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em uma declaração, a aliança progressiva, que inclui dois presidentes em exercício, vários ex-presidentes e personalidades de 17 países, conclamou os representantes de todas as instituições peruanas a respeitarem plenamente o voto popular.

Da mesma forma, ele ressaltou que no clima de polarização em que o processo eleitoral se desenvolveu, é imperativo que todos os atores políticos e institucionais aceitem os resultados das eleições e rejeitem qualquer tipo de plano ou apelo para uma futura desestabilização democrática.

‘O sufrágio é um pilar fundamental da democracia e legitima o exercício do poder político, garantindo aos cidadãos o direito de eleger seus constituintes’, especificou a Aliança, fundada em 2019 na cidade mexicana de Puebla.

Finalmente, os membros do Grupo disseram que o dia das eleições de 6 de junho é uma oportunidade histórica para recuperar a confiança na institucionalidade que, nos últimos anos, sofreu uma grave crise, minando a estabilidade democrática do Peru.

‘Nossa admiração e apoio vão para o corajoso povo peruano que, hoje, demonstrou a favor de um novo começo, em meio a uma das piores crises políticas e sociais de sua história recente’, conclui o comunicado no qual os membros da Aliança oferecem a Castillo seu apoio e vontade de colaborar para o sucesso de seu governo.

Nas últimas horas, o candidato ao Peru Libre descreveu como ilegal uma medida do Juri Nacional de Eleições (JNE) que facilita os esforços de sua rival, Keiko Fujimori, para reverter a vitória do primeiro nas urnas.

‘Se for verdade que a JNE pretende estender o prazo para apresentar nulidades dos registros eleitorais, estaria violando a ordem eleitoral’, observou o professor rural que veio em primeiro lugar na contagem oficial dos votos do segundo turno.

msm/may/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.