11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo do Iêmen evoca atitudes responsáveis para se alcançar a paz

Governo do Iêmen evoca atitudes responsáveis para se alcançar a paz

Áden, 11 jun (Prensa Latina) O Governo do Iêmen afirmou que a verdadeira paz não se alcança hoje com desejos e aspirações, mas com atitudes responsáveis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As autoridades iemenitas reafirmaram a este respeito seu apoio à iniciativa de cessar-fogo da Arábia Saudita, valorizando-a como ‘um todo indivisível’, disse o Executivo em um comunicado. Afirmaram que o cessar-fogo na cidade de Marib e no resto do país ‘é um assunto e uma demanda humanitária’, visto que o respeito ao direito à vida de todas as pessoas é a base e a essência do trabalho humanitário.

Sobre Marib, especificou que estão expostos os ‘crimes mais hediondos’ contra a população civil e denunciou que nesta quinta-feira as forças armadas irregulares dispararam mísseis e drones com cargas explosivas contra instalações civis, mesquitas e prisões femininas.

Salientou que a abertura de estradas, a garantia da liberdade de circulação dos cidadãos e o fim do cerco às cidades, especialmente a Taiz, estão no centro dos problemas humanitários e constituem um dos temas prioritários para as autoridades.

O comunicado denuncia que as milícias hutis se recusam a abrir o aeroporto de Saná, a capital, exceto em seus próprios termos, e garante que o governo ‘fez concessões suficientes’ para garantir uma viagem segura a todos os cidadãos.

A abertura do terminal aéreo ‘é uma posição positiva’ para o benefício dos cidadãos, e ele descartou seu uso como plataforma militar para matar o povo iemenita, frisou.

Referindo-se ao porto de Hodeidah, a nota oficial esclarece que o governo não o fechou, mas suspendeu o mecanismo acordado depois do saque de todas as receitas pelos hutis.

Ele também exigiu a garantia de renda e garantir que estas cheguem aos funcionários públicos a um preço justo para os cidadãos.

O Governo do Iêmen apreciou todos os esforços feitos pelos enviados das Nações Unidas e dos Estados Unidos, bem como os ‘sinceros esforços dos irmãos no Sultanato de Omã’. Ele também saudou os esforços internacionais para alcançar uma paz justa e sustentável para o povo iemenita.

A nação árabe atravessa um conflito armado desde 2015, quando as forças hutis lideraram um golpe de Estado, que mergulhou o país em uma profunda crise humanitária com centenas de milhares de desabrigados e uma fome generalizada que afeta quase 80% da população, segundo a ONU.

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.