25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mineração ilegal está crescendo em Cuba

Mineração ilegal está crescendo em Cuba

Havana, 10 Jun (Prensa Latina) A mineração ilegal cresceu nos últimos anos em Cuba, disse hoje um alto funcionário do Ministério de Energia e Minas (Minem).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo o diretor-geral de Mineração daquele organismo, Juan Ruiz Quintana, desde 2003 a extração ilegal de minerais tem mostrado uma tendência crescente.

O funcionário disse ao diário Granma que isto está ocorrendo especialmente em depósitos de ouro antigos ou onde há ouro aluvial nas áreas central e oriental da ilha.

Um incêndio ocorrido há várias semanas no Parque Nacional Alejandro de Humbolt, no leste de Cuba, destacou o perigo representado pela mineração ilegal.

Essa foi a causa do incêndio que danificou 1.896 hectares de floresta, que levará uma década para cicatrizar, disse a fonte.

Quintana informou que durante 2020 e no final do primeiro trimestre deste ano, as autoridades haviam tomado medidas contra 115 pessoas ligadas à mineração ilegal de ouro, principalmente nas províncias orientais de Guantánamo, Holguín e Las Tunas.

O executivo apontou os perigos desta atividade, incluindo acidentes fatais devido ao não cumprimento de normas técnicas e legais.

Também mencionou os danos ambientais e aos recursos naturais, assim como os danos aos corpos de água, flora e fauna.

De acordo com a legislação vigente, a exploração mineira em Cuba requer uma licença emitida pelo Escritório Nacional de Recursos Minerais e concedida pelo Comitê Executivo do Conselho de Ministros ou pelo chefe da Minem, dependendo do mineral em questão.

mem/ ool/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.