19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Eclipse solar poderá ser visto do hemisfério norte

Eclipse solar poderá ser visto do hemisfério norte

Washington, 10 Jun (Prensa Latina) Com uma duração de 299 minutos, quase cinco horas, o eclipse solar que ocorrerá hoje será totalmente visível do hemisfério norte do planeta, principalmente em algumas nações da Europa, Ásia e América do Norte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os fãs desse tipo de fenômeno astronômico terão a oportunidade de testemunhar a fase de anularidade do eclipse que começará ao norte de Thunder Bay, no Canadá, cruzando as províncias de Ontário e Quebec, e depois continuará a partir das ilhas de Baffin e Ellesmere, no território autônomo de Nunavut.

Ele pode ser apreciado do norte da Groenlândia, através do Ártico e, finalmente, visto na Rússia.

O ponto máximo do eclipse anular ocorrerá a uma latitude de 61 graus e uma longitude de 67 graus a oeste, no Canal de Kenedy, entre a Ilha Ellesmere e a Groenlândia.

Este momento durará aproximadamente três minutos e 51 segundos e a largura da sombra naquele momento será maior que 500 quilômetros.

Os especialistas recomendam não observar o eclipse solar diretamente ou com câmeras, telefones celulares, telescópios ou binóculos que não estejam preparados para isso e tenham os respectivos filtros solares.

Para contemplá-lo, referem, é necessário o uso de óculos especiais e certificados para evitar qualquer dano à visão; ou ver sua imagem projetada em algum tipo de tela localizada na sombra, como uma parede ou teto; mas nunca um espelho.

Os eclipses anulares dependem da distância da Terra e da Lua, pois isso pode variar ligeiramente.

Neles, acontece que a Lua está um pouco mais longe e o Sol um pouco mais perto e, nessa distância precisa, o primeiro não esconde completamente o rei do sol, então a Lua vai realmente cobrir o centro do Sol permitindo para refletir a borda disso.

Este fenômeno é revelado como um anel brilhante em torno do disco lunar; no entanto, em áreas ao redor do país onde esse tipo de eclipse ocorre, ele será percebido como um eclipse parcial.

Como os eclipses exigem um alinhamento quase perfeito da Terra, da Lua e do Sol, eles ocorrem muito raramente ao longo do ano. Geralmente, ocorrem entre quatro e sete eventos deste tipo, entre os do Sol e da Lua.

mem/cdg/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.