3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Vitória de López Obrador, mas menos do que o esperado

Vitória de López Obrador, mas menos do que o esperado

Cidade do México, 8 jun (Prensa Latina) A vitória pessoal do presidente Andrés Manuel López Obrador nas eleições legislativas do domingo passado é óbvia, mas também é óbvio que foi menos do que o esperado, adverte hoje o La Jornada.

Em uma análise dos resultados das eleições nas quais a principal recompensa foi o domínio da Câmara dos Deputados e 15 governadores, o jornal aponta que a magnitude do triunfo de López Obrador em 2018 fez seus apoiadores acreditarem na inevitabilidade de uma vitória esmagadora na atual.

Mas com as informações disponíveis é claro que o partido Morena não obteve a votação que esperava e precisava, mesmo tendo ganho a maior parte das eleições estaduais.

Perdeu na Cidade do México, seu principal reduto desde 1988, pelo menos nove dos 16 escritórios do prefeito (Xochimilco está em espera) e 12 distritos congressionais locais.

Embora na Câmara dos Deputados ainda seja sem dúvida a principal força política, não obteve a maioria qualificada que pediu aos eleitores nas campanhas, e que exige para avançar com suas reformas.

Morena também perdeu um bom número das cidades mais importantes do país, com exceção de Tijuana e Acapulco, relata La Jornada.

Em Monterrey e Guadalajara, a MC ganhou; em Querétaro, PAN; em Puebla, a aliança Compromiso por Puebla-Pacto Social de Integración; em Morelia, a coalizão PAN-PRD; em Guanajuato, PAN; em Cuernavaca, a aliança PAN-PSD; em Hermosillo, Va Sonora; em Toluca, a convergência PAN-PRI-PRD; em Veracruz, PAN ganhou Medellín, Alvarado, Boca del Río e o porto.

A oposição partidária, que foi reduzida quase à insignificância pelo tsunami de 2018, ressuscitou neste 6 de junho, de mãos dadas com o direito comercial.

Apesar dos reveses sofridos em vários estados, ela emerge com força suficiente para vetar as iniciativas governamentais e liderar publicamente a verdadeira oposição conservadora à Quarta Transformação (CT) (e não seus intelectuais, as câmaras de empregadores ou a imprensa escrita).

Também tem o poder na Cidade do México que lhe faltava nas últimas décadas, de acordo com La Jornada.

O que é notável é que, apesar da pandemia, da crise econômica, da insegurança e do descontentamento da classe média, o 4T só teve derrotas retumbantes na capital da República. Isto não é pouca coisa.

O fato mostra até que ponto a indubitável aprovação que López Obrador mantém na opinião pública serviu de barreira para que esta insatisfação não se manifestasse mais amplamente nas urnas.

Há um mal-estar acumulado entre artistas, cientistas, acadêmicos, intelectuais, professores, sindicatos de professores, feministas, ambientalistas, defensores dos direitos humanos e associações de vítimas que, exceto na Cidade do México, não foi expresso de forma eleitoral direta em favor de qualquer partido ou candidato, exceto pela anulação de cédulas ou pela escrita de slogans sobre elas.

Curiosamente, e apesar do reposicionamento de seus partidos no tabuleiro de xadrez político nacional, os líderes do PRI, PAN e PRD também não se saíram muito bem, e isto terá consequências.

mgt/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES