17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Festival peruano reivindica o papel da mulher no cinema

Festival peruano reivindica o papel da mulher no cinema

Lima, 8 jun (Prensa Latina) O Festival de Cinema Al Este de Peru está implantando hoje um programa de atividades dedicado a tornar visível o trabalho das mulheres cineastas e a reivindicar suas contribuições para o desenvolvimento da sétima arte.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com o site oficial do evento, o encontro apresenta discussões sobre a ideia de ser uma mulher no inconsciente coletivo e a projeção desta imagem estereotipada na indústria artística e audiovisual.

Um dos espaços propõe um diálogo com a pesquisadora britânica Anne Baring, que, da matriz psicanalítica, argumenta que o cinema e as artes mostram arquétipos de um passado distante e um retrato banal da mulher.

O evento é realizado neste ano por meio do site elekran.com e sua principal referência na edição atual é a mulher, e seu trabalho à frente e atrás das câmeras a partir de diferentes perspectivas e manifestações.

Durante o evento, destacam-se cineastas femininas como Alice Guy, Adela Sequeyro, Matilde Saleny, María Isabel Sánchez-Concha, Kira Muratova e Nutsa Gogoberidze, que desempenharam um papel silencioso, mas memorável, na sétima arte.

Vindo da Alemanha, França, Hungria, Suíça, Áustria, Eslovênia, República Tcheca, Polônia, entre outros países europeus, o evento reúne cerca de 70 filmes, assim como aulas magnas.

Segundo os organizadores, o tema é atualmente muito relevante devido ao aumento das reivindicações em defesa dos direitos da mulher no campo das artes e especialmente na indústria audiovisual.

Não só procuramos tornar visível seu trabalho, mas também sua condição de seres humanos, pois às vezes elas tendem a ficar limitadas dentro dos papéis de gênero que têm sido impostos ao longo do tempo, disse o comitê organizador.

Assim, o programa planejado visa mostrá-la ‘desde sua libertação social e política – ainda não finalizada – até a vivência livre de sua sexualidade, até a plenitude de seus próprios termos’.

jha/yrv/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.