23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Síria denuncia chantagem política e humanitária dos EUA

Síria denuncia chantagem política e humanitária dos EUA

Damasco, 6 jun (Prensa Latina) Os Estados Unidos estão recorrendo à chantagem política nas Nações Unidas para impor suas condições sobre a questão da ajuda humanitária destinada à Síria, denunciou hoje o delegado desta nação árabe nas Nações Unidas, Bassam Sabbagh.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Washington e seus aliados no Ocidente ameaçam parar o financiamento da ajuda humanitária como um instrumento de pressão e chantagem para impor suas condições na ONU, disse Sabbagh em entrevista ao diário Al-Watan.

Segundo o diplomata, eles não querem reconhecer que os fatos e as circunstâncias mudaram e que a ajuda humanitária não pode mais entrar na Síria através de passagens ilegais da fronteira e acabar nas mãos de terroristas em vez de alcançar aqueles que dela necessitam.

Não têm realismo político e ainda vivem nas ilusões do passado, pois a situação no terreno mudou completamente e o mecanismo atual de assistência transfronteiriça não pode continuar, observou ele.

Acrescentou que este mecanismo não respeita os critérios de preservação da soberania e independência dos territórios sírios, estipulados em todas as resoluções do Conselho de Segurança relacionadas com a Síria.

Não é transparente nem neutra e não garante que a ajuda chegue a seus beneficiários, mas facilita que as organizações terroristas a apreendam, a distribuam a seus seguidores e a usem para comprar fidelidade, disse Sabbagh.

O delegado ratificou a posição síria de rejeitar a extensão deste mecanismo e que Damasco deveria ser o centro da ação humanitária.

O mecanismo de ajuda transfronteiriça expira em 10 de julho. Os Estados Unidos estão pressionando pela renovação da resolução do Conselho de Segurança sobre o assunto para garantir que seu apoio continue a alcançar seus aliados em organizações terroristas e separatistas que ocupam partes do território sírio.

mem/fm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.