23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ponte Icônica do Brasil

Ponte Icônica do Brasil

Brasília, 6 jun (Prensa Latina)Inaugurada em 15 de dezembro de 2002 em local privilegiado do Lago Paranoá, em Brasília, a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte JK ou popularmente como Terceira Ponte, foi projetada pelo arquiteto carioca Alexandre Chan que coroa a cidade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O espetacular viaduto, feito de aço sobre fundações que mordem a rocha no fundo do pântano, tem 1.200 metros de comprimento e 24 metros de largura, e conecta o projeto de desenvolvimento urbano da cidade Plano Piloto com as regiões do Lago Sul, Paranoá e São Sebastião.

A estrutura é composta de três pistas em cada direção da estrada, duas passarelas laterais para ciclistas e pedestres, quatro pilares submersos no lago, três vãos de 240 metros cada e um número igual de arcos de 60 metros de altura com cabos de aço estirados transversalmente, o que faz com que geometricamente as cordas formem um plano parabólico.

Inspirado pelo movimento de uma pedra que salta no espelho d’água, este projeto é único no mundo, semelhante na forma, mas não no sistema, à passarela do Aquário Público do Porto de Nagoya, Japão.

O intrépido projeto, considerado a sétima maravilha de Brasília, impressiona com sua funcionalidade e arquitetura monumental, tornando-o uma obra-prima da engenharia brasileira.

Para que suas partes se encaixassem diagonalmente, foram feitos enormes esforços tridimensionais na fundação, o que exigiu um solo estável encontrado a grandes profundidades.

Chan foi meticuloso no projeto, trabalhando com toques especiais. Ele considerou a posição da ponte ao pôr-do-sol e evitou linhas retas para oferecer uma visão variada da paisagem aos motoristas, pedestres e ciclistas.

Para completar seu esplendor, o arquiteto levou em conta a iluminação e direcionou os efeitos da luz e da sombra para destacar os pontos fortes do monumento durante o dia ou à noite.

Na 20ª Conferência Internacional de Pontes em Pittsburgh, EUA, em 2003, este trabalho ganhou a Medalha Gustav Lindenthal. A qualidade estética e a harmonização ambiental da estrutura foram avaliadas.

(Extraído de Orbe)

/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.