20 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Hora de chuponear em El Salvador

Hora de chuponear em El Salvador

San Salvador, 6 jun (Prensa Latina) Os salvadorenhos compensam o pecado de despejar água demais em seu bom café com a prática do 'chuponear', ou seja, mergulhar o pão doce (pão de ló ou panetela) na infusão aromática.

Além disso, para os puristas que não suportam as versões claras e adulteradas desta bebida – o americano -, seu eventual consumo se torna mais suportável quando mergulham a panetela no que alguns chamam, gentilmente, de ‘agüeâ ‘calzón’.

Aqui, há uma abundância de pastelaria para ‘chuponear’: pichardines, peperechas, santanecas, marquesotes e quesadillas se prestam a este costume quase litúrgico, embora muitos prefiram salpor e semita.

O Salpor é um pequeno pão-de-ló feito com arroz e farinha de amêndoa, típico da padaria local, difícil de engolir seco, mas ideal para mergulhar em uma xícara de café antes de cada mordida.

Diz-se que o termo é uma contração de ‘sal, por favor’, embora também denote uma variedade de milho peneirado em um pó fino.

Por sua vez, a semita é uma espécie de sanduíche, somente que as coberturas são duas folhas de farinha de trigo integral, crocante e de espessura média, que seguram um xarope de panela (raspadura), às vezes misturado com geléia de abacaxi, e polvilhado com açúcar.

Uma peculiaridade é o desenho em rede de sua tampa, que a diferencia de outras receitas locais com os mesmos ingredientes: farinha, açúcar, banha, fermento, ovo e sal.

Existem dois tipos de semitas em El Salvador: a pacha (mais plana) e a alta (mais volumosa e sem preenchimento), mas ambas com a decoração característica e uma considerável carga calórica.

Seja após as refeições ou no meio da manhã, salpor, semita ou outros doces nacionais acrescentam corpo à infusão escura, mas também àqueles que os comem, pois não são muito úteis para as dietas.

Estes doces são desejados pela diáspora salvadorenha, aqueles ‘irmãos distantes’ que pedem um pequeno pedaço de pátria doce para apaziguar a nostalgia, aquela pequena dor que só cura em casa.

(Extraído de Orbe)

/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES