27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Três teorias sobre a explosão no porto do Líbano

Três teorias sobre a explosão no porto do Líbano

Beirute 4 Jun (Prensa Latina) Três teorias tramitam no Líbano sobre a explosão do porto da capital, em 4 de agosto de 2020, embora o juiz encarregado da investigação tenha assegurado hoje que em dois meses determinará a origem.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O principal investigador do caso, Tarek Bitar, recebeu depoimentos de uma equipe francesa que durante duas semanas analisou o terreno onde ocorreu a detonação.

Na opinião de Bitar, existem três hipóteses, um erro no processo de soldagem que causou um incêndio e depois uma explosão; intencionalidade no ato e ataque por um foguete dirigido.

A catástrofe ocorreu devido à ignição de 2.750 toneladas de nitrato de amônio que, ao explodir, matou mais de 200 pessoas, feriu cerca de 6.000 e destruiu milhares de casas.

Bitar destacou que os especialistas franceses realizaram seu trabalho três semanas após o incidente e uma das teorias foi descartada, embora ele não tenha explicado qual delas.

O acento do trabalho é colocado nas duas hipóteses restantes, disse ele. Muitos obstáculos impediram uma determinação mais rápida das causas da catástrofe, entre eles as partes que não cooperaram e uma mudança de investigador seis meses após a investigação.

Em fevereiro passado, o investigador Fadi Sawwan foi substituído por Bitar, atendendo a exigências de políticos de alto escalão que se recusaram a comparecer para testemunhar.

A explosão é considerada a maior não nuclear do gênero na história do país, devido ao armazenamento insuficiente de material explosivo desde 2014.

Apesar da comoção global em torno do evento e do nível de devastação, as famílias das vítimas duvidam da possibilidade de que os responsáveis sejam processados por um sistema que eles descrevem como corrupto e venal.

ode/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.