11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministros das Finanças do G7 discutem imposto sobre multinacionais

Ministros das Finanças do G7 discutem imposto sobre multinacionais

Londres 4 Jun (Prensa Latina) Os ministros das finanças do Grupo dos Sete (G7) debatem hoje aqui a proposta de impor um imposto global mínimo às grandes empresas multinacionais e outras reformas do sistema financeiro global.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O encontro, o primeiro presencial desde o início da pandemia do Covid-19, servirá como um prelúdio para a cúpula realizada pelos líderes da Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos na próxima semana, em um resort à beira-mar na região inglesa de Cornwall.

As negociações para reformar o sistema tributário global e fazer com que as multinacionais digitais como Amazon, Google e Facebook contribuíssem com uma porcentagem maior de seus lucros para o erário público começaram após a crise financeira de 2008, mas até agora os países mais ricos não se incomodaram.

A questão ganhou impulso novamente depois que o impacto econômico global do Covid-19 forçou a maioria dos governos a tomar empréstimos a níveis alarmantes.

Como alguns ministros do G7 anunciaram nesta sexta-feira, há uma boa chance de que um consenso seja alcançado sobre este assunto neste fim de semana em Londres.

Temos a oportunidade de fazer as grandes multinacionais pagarem uma parte justa, diziam as manchetes financeiras da Alemanha, França, Itália e Espanha em uma carta conjunta publicada no jornal The Guardian.

O ministro britânico Rishi Sunak também se mostrou otimista quanto à obtenção de resultados concretos na reunião de dois dias que está liderando porque o Reino Unido detém a presidência pro tempore do G7.

Garantir um acordo global sobre o imposto sobre as sociedades foi uma prioridade este ano, porque queremos que as empresas paguem os valores corretos e esperamos chegar a um acordo justo com os nossos parceiros, disse o responsável.

O presidente dos EUA, Joe Biden, propôs inicialmente estabelecer o imposto mínimo global em 21%, mas seu gabinete mais tarde baixou esse valor para 15%, para obter mais apoio internacional.

Qualquer acordo no nível do G7 abriria caminho para um consenso ainda maior no nível do G20, que reúne nações como China, Índia e Brasil, que se reunirão em julho na Itália.

oda/nm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.