25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia mais perto de retirar o dólar de suas finanças

Rússia mais perto de retirar o dólar de suas finanças

Moscou 3 Jun (Prensa Latina) Dentro de um mês, a Rússia abandonará completamente o dólar americano na estrutura do Fundo Nacional de Previdência Social (FBN), disse hoje o ministro das Finanças, Anton Siluanov, no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ele explicou que a participação da libra esterlina será reduzida no FBN, a do euro e do yuan crescerá, o ouro aparecerá e a presença do iene não mudará, segundo a agência de notícias TASS.

Anteriormente, o primeiro vice-primeiro-ministro russo, Andrei Belousov, observou que a decisão de retirar o dólar da estrutura do FBN foi causada pela ameaça de sanções do governo dos EUA.

Siluanov informou que cerca de 35 por cento dos investimentos do Fundo Nacional de Previdência são em dólares, que serão substituídos por um aumento no valor de euros e ouro.

Ele destacou que a intenção é trazer a nova estrutura de investimentos em dólares para 0, 40 por cento em euros, 30 por cento em yuans, 20 por cento em ouro e 20 por cento em libras e ienes para 5 por cento.

Sobre o assunto, o vice-ministro das Finanças, Vladimir Kolichev, comentou nesta quinta-feira que a Rússia continuará reduzindo o uso do dólar americano no comércio com outros países.

‘Os países afetados pelas sanções são os que estão se movendo mais rapidamente nessa direção’, disse a autoridade russa ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, informou a agência de notícias Sputnik.

O vice-ministro disse que os Estados Unidos usam o dólar como arma geopolítica na sua luta com diversos países que não concordam com a sua política, incluindo a Rússia.

Kolichev alertou que as grandes empresas estão cada vez mais desconfiadas da moeda americana e, nos últimos anos, quase todas as empresas de energia russas passaram a usar o euro e o yuan em suas transações.

mem/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.