15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

NASA retornará a Vênus após 30 anos

NASA retornará a Vênus após 30 anos

Washington 3 Jun (Prensa Latina) Davinci + e Veritas serão as duas missões da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos que deverão chegar a Vênus em 2026, informa hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Estes são os projetos vencedores do concurso Discovery 2019, cada um dos quais receberá cerca de 500 milhões de dólares em financiamento para estudos da atmosfera do segundo planeta do sistema solar por ordem de proximidade com o astro rei.

‘Essas duas missões irmãs têm como objetivo descobrir por que Vênus se tornou um mundo infernal e oferecerão a oportunidade de investigar um planeta que não visitamos há 30 anos’, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.

Davinci + medirá a composição da atmosfera de Vênus para a qual descerá em uma cápsula responsável por fazer cálculos precisos dos gases nobres e dos elementos que compõem esse espaço.

Além disso, ele fará fotos em alta resolução da composição das tesselas, formações geológicas que lembram os continentes terrestres e sugerem a existência de placas tectônicas.

Ele tem uma esfera preparada para analisar a atmosfera e entender como ela se formou e evoluiu, e até mesmo determinar se alguma vez existiu um oceano em Vênus.

A Veritas, por sua vez, operará em órbita e explorará sua superfície através das nuvens escuras do planeta com um sistema de radar de última geração para criar mapas globais em 3D e um espectrômetro infravermelho.

Também fará cálculos do campo gravitacional para estabelecer a estrutura do interior de Vênus e obter uma ideia mais completa sobre os processos geológicos passados e presentes do planeta, do núcleo à sua superfície.

Vênus é chamado de gêmeo ‘infernal’ da Terra. Tem semelhanças com o nosso planeta em termos de tamanho, massa, composição da superfície e presença de uma atmosfera densa capaz de hospedar um complexo sistema meteorológico.

No entanto, a atmosfera de Vênus é 90 vezes mais densa que a da Terra, o equivalente à pressão de um quilômetro de profundidade sob o mar, e é composta por 96,5% de dióxido de carbono e 3% de nitrogênio.

Devido à densa atmosfera e sua composição química, Vênus experimenta um enorme efeito estufa que eleva a temperatura da superfície para mais de 470 graus Celsius.

As últimas missões que visitaram Vênus foram Vega 2 em 1985, pertencente à extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; a sonda Pioneer Venus 2, lançada para aquele destino pela NASA em 1978, depois enviada por Magellan, em 1990.

mem/cdg/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.