3 de July de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela começa jornada de atualização do registro eleitoral

Venezuela começa jornada de atualização do registro eleitoral

Caracas, 1 jun (Prensa Latina) O Conselho Nacional Eleitoral Venezuelano (CNE) iniciará hoje um dia especial de registro e atualização do registro eleitoral, antes das eleições regionais e municipais de 21 de novembro.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os cidadãos venezuelanos maiores de 18 anos terão até 15 de julho para se cadastrar nos cadernos eleitorais, além da possibilidade de mudar seu local de votação, disse o reitor-chefe da CNE, Roberto Picón.

O funcionário indicou que organizações políticas e comunidades organizadas poderão solicitar, pelos escritórios regionais do órgão eleitoral, a transferência temporária de máquinas para atualizar o registro, a fim de facilitar o processo de atualização da cidadania.

As autoridades eleitorais estabelecerão um total de mil pontos de registro em todo o território nacional, nos quais os representantes dos partidos autorizados a participar das eleições participarão como testemunhas.

O presidente da CNE, Pedro Calzadilla, disse ontem em uma entrevista coletiva que esta decisão surgiu da necessidade de garantir a observação dos participantes nas eleições.

Da mesma forma, o mais alto órgão eleitoral confirmou a autorização de 111 organizações políticas para participar das eleições de novembro.

Até hoje, 35 partidos nacionais e 52 regionais foram autorizados pela CNE a participar das próximas eleições, enquanto seis grupos indígenas nacionais e 18 regionais atendem aos requisitos para participar do processo e eleger os representantes dos povos nativos, disse Calzadilla.

Ele destacou que as próximas eleições respondem aos avanços nos processos de compreensão e reunião, como parte dos esforços para buscar a paz nacional e a consolidação da democracia.

A Venezuela irá às urnas em novembro para eleger as autoridades dos 23 governos e 335 prefeitos, assim como 251 legisladores estaduais e 2.459 vereadores.

De acordo com a última atualização da CNE, emitida antes das eleições legislativas de 6 de dezembro de 2020, mais de 21,07 milhões cidadãos compõem a lista eleitoral do país sul-americano.

jha/wup/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.