23 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Defensora de tratamento precoce contra Covid-19 depõe no Brasil

Defensora de tratamento precoce contra Covid-19 depõe no Brasil

Brasília, 1 jun (Prensa Latina) A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que avalia a gestão do governo brasileiro do Covid-19 ouvirá hoje a renomada médica Nise Yamaguchi, que defende o chamado tratamento precoce contra a doença.

A diretora do Instituto de Avanços em Medicina, do Estado de São Paulo, testemunhará a pedido do Senador Eduardo Girão.

Segundo a Agência Senado, em seu pedido, o parlamentar lembra que, em seu testemunho na CPI, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra, disse que, em reunião com o governo federal, Yamaguchi defendeu a mudança do folheto do pacote de cloroquina.

Sua intenção, segundo Barra, seria definir a droga como eficaz contra o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, embora não haja provas científicas disso.

O chefe da Anvisa deixou claro sua rejeição do procedimento.

‘Yamaguchi é conhecida por defender a hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento de pacientes infectados pela SARS-CoV-2. E ela foi convidada pelo Presidente Jair Bolsonaro para integrar o comitê de crise mesmo na administração do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta’, citou Girão em seu pedido.

O apelo do oncologista e imunologista também responde à demanda do Senador Marcos Rogério, que considerou que a audiência ‘será de singular importância para (Yamaguchi) expor sua atuação e conhecimento, com o único propósito de restaurar a verdade, oferecendo informações transparentes e esclarecedoras’.

Durante a audiência de 11 de maio, Barra explicou que mudar a indicação para cloroquina seria impossível, pois somente a agência reguladora do país de origem pode alterar a bula de uma droga registrada, desde que seja solicitada pelo registrante.

‘Agora, não tenho informações sobre quem é o autor, quem o criou, quem surgiu com a ideia. A médica (Yamaguchi), de fato, perguntou sobre esta possibilidade e parecia estar, digamos, mobilizada com esta possibilidade’, esclareceu ele.

Em 27 de maio, o senador Renan Calheiro, relator da CPI, disse que o conselho está investigando a existência de conselhos informais para o governo em favor de métodos considerados ineficazes para lidar com a pandemia.

A comissão também ouvirá críticos da cloroquina, como a microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo Natalia Pasternak e o doutor em virologia Átila Iamarino.

Instalada em 4 de maio e em sua quinta semana de testemunho, a CPI foi criada para investigar o desempenho do Poder Executivo frente à Covid-19, que até hoje já causou mais de 460.000 mortes e 16 milhões de infecções, e para supervisionar a aplicação de recursos federais por estados e municípios.

msm/ocs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES