10 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba celebra a infância em meio ao confronto com Covid-19

Cuba celebra a infância em meio ao confronto com Covid-19

Havana, 1 Jun (Prensa Latina) Cuba comemora hoje o Dia Internacional da Criança em meio ao confronto com a Covid-19, durante o qual dedica atenção especial aos menores de 18 anos que sofrem desta doença.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente da nação caribenha, Miguel Díaz-Canel, destacou recentemente que as crianças são a coisa mais preciosa que existe e garantiu que o Sistema de Saúde se encarrega de cuidar integralmente da população pediátrica em face do flagelo da pandemia.

O presidente pediu às famílias que lhes proporcionem maior proteção, cumprindo as medidas de saúde, para evitar que o número de infecções continue a aumentar, principalmente nas primeiras fases da vida.

Díaz-Canel se referiu a essas questões durante uma reunião com cientistas nacionais, que monitoram rigorosamente bebês convalescentes de Covid-19, para o estudo e tratamento das sequelas, tanto físicas quanto psicológicas.

Em diversas ocasiões, o Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, afirmou que o Governo de seu país está comprometido com os direitos da criança, seu bem-estar e pleno desenvolvimento.

A proteção das crianças na ilha caribenha é uma tarefa de primeira ordem, que se revela na prioridade dada aos programas voltados a esse grupo populacional.

Um exemplo disso é que, apesar dos efeitos impostos pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, nenhum recurso é poupado para os serviços de saúde e educação.

Nesse sentido, destacam-se resultados como a taxa de mortalidade infantil, que ao final de 2020 era de 4,9 por mil nascidos vivos, o que coloca a nação caribenha entre os Estados com melhores indicadores nesse setor.

Além disso, o Programa Nacional de Imunizações garante uma cobertura vacinal de quase cem por cento, incluindo vacinas contra 13 doenças, incluindo seis que permanecem erradicadas.

Em matéria educacional, destaca-se que mais de 99% das crianças menores de seis anos estão inseridas no sistema educacional cubano, que goza de prestígio internacional.

Cuba é signatária da Convenção sobre os Direitos da Criança e sua Constituição estabelece o interesse superior dos menores nas decisões e atos que lhes dizem respeito; bem como os protege contra todos os tipos de violência.

jha / kmg / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.