19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Autoridades questionadas sobre repressão contra greve na Colômbia

Autoridades questionadas sobre repressão contra greve na Colômbia

Bogotá, 1 jun (Prensa Latina) O Ministro do Interior colombiano Daniel Palacios e a Ministra das Relações Exteriores Marta Lucia Ramirez prestarão contas hoje perante o Senado da República sobre os atos repressivos registrados contra a greve nacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Controladoria Geral da República e o Defensor do Povo também foram convocados para a audiência marcada para as 14:00 horas, horário local.

De acordo com a citação, o Ministro do Interior Daniel Palacios será questionado sobre as violações dos direitos humanos pelas forças da lei e da ordem no contexto das manifestações que abalaram o país desde 28 de abril.

Ele também será questionado sobre as ações implementadas por essa pasta para garantir o respeito aos direitos humanos, particularmente o protesto social, e sobre a implementação das disposições do Acordo de Paz de 2016 para o diálogo social e a segurança para o exercício da política.

Por sua vez, a Ministra das Relações Exteriores Marta Lucía Ramírez terá que responder sobre a posição do governo do Presidente Iván Duque em relação à condenação global da repressão violenta das manifestações, e também sobre o não cumprimento dos estatutos internacionais que sancionam este e outros comportamentos.

Da mesma forma, a ministra será questionada sobre o uso de dados relativos a violações de direitos humanos perante a comunidade internacional, que diferem muito daqueles coletados no terreno por organizações não governamentais, participantes das manifestações e outras instituições da sociedade civil.

Desde o início das manifestações de 28 de abril, têm havido contínuas denúncias das ações violentas das forças uniformizadas e condenações deste comportamento, que levaram à morte de quase 70 colombianos.

Em mais de um mês de protestos, várias organizações de direitos humanos registraram, além das mortes, milhares de feridos, prisões arbitrárias, desaparecimentos e violações sexuais, todos atribuídos às ações dos fardados, especialmente membros do Esquadrão Móvel Anti-Manifestações.

jha/avs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.