11 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Síria recupera 40 mil peças antigas saqueadas durante a guerra (+ Foto)

Síria recupera 40 mil peças antigas saqueadas durante a guerra (+ Foto)

Damasco, 31 mai (Prensa Latina) Mais de 40 mil objetos antigos roubados durante diferentes momentos da guerra foram devolvidos aos museus sírios, Nazir Awad, Diretor de Antiguidades e Museus do país, revelou hoje ao Prensa Latina.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ele esclareceu que estas peças foram resgatadas graças ao exército sírio que está envolvido na tarefa e na batalha para recuperar o patrimônio nacional.

Várias tentativas de contrabando de artefatos antigos foram frustradas pelos militares, o que resultou no retorno de milhares de valiosos artefatos antigos, observou ele.

Como Awad esclareceu, a fase de salvação das antiguidades começou em 2016 com o avanço do exército sírio e sua libertação de grandes áreas do terrorismo, o que também contribuiu para a reabertura de alguns museus, como os de Alepo e Damasco.

O que foi recuperado varia de uma pequena moeda a um caixão ou coroa de uma coluna, e este número pode ser muito maior porque todos os dias há peças devolvidas, observou ele.

Ele reconheceu que a tarefa de recuperação é complicada, longa e precisa de diplomacia e leis e, acima de tudo, de credibilidade e cooperação dos países onde eles pararam essas peças.

Com mais de sete mil anos de história antes de nossa era e sucessivas civilizações, esta nação foi até 2011, data do início da guerra, o destino de centenas dos arqueólogos e especialistas mais conhecidos do mundo.

mem/fm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.