26 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Hospital móvel do Panamá a ser instalado na Costa Rica

Hospital móvel do Panamá a ser instalado na Costa Rica

San José, 31 mai (Prensa Latina) Autoridades panamenhas e o Fundo Costarriquenho de Seguridade Social (CCSS) iniciarão hoje o processo de instalação da Unidade Médica Móvel (MMU) emprestada pelo Panamá à Costa Rica para atender a Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O CCSS, responsável pela saúde pública nesta nação, disse que um comboio com a estrutura do centro e oito funcionários panamenhos entrou neste sábado em território tico e foi acompanhado pelas forças de segurança até o Hospital San Vicente de Paul, na província de Heredia, onde será erguido.

Ao tomar conhecimento da entrada da UMM, o Presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, escreveu em seu relato pessoal da rede social Twitter ‘agradecemos @NitoCortizo (Presidente do Panamá) e ao povo panamenho este importante apoio’.

O CCSS explicou que o UMM inclui cinco módulos tipo hospital de campo, centrais elétricas e abastecimento de água e banheiros, entre outros, e tem uma capacidade de 40 leitos.

Na primeira fase, ele explicou, eles construirão quatro conjuntos onde localizarão o serviço de emergência pediátrica No Covid-19 e um vacinador, que melhorará os fluxos internos e a reorganização do serviço de emergência nas instalações fixas para o tratamento desta doença, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

O pessoal do Hospital San Vicente de Paul colocará uma bateria de banheiros e trabalhará na construção das respectivas escadas cobertas para o acesso adequado a esta área, pelos usuários e funcionários da instituição, disse ele.

Ele disse que na próxima semana eles instalarão o quinto módulo para apoiar a área de observação de adultos do serviço de emergência.

O CCSS observou que tem MMU semelhante nos hospitais San Juan de Dios (San Jose), a Anexação em Nicoya (Guanacaste), Monseñor Sanabria (Puntarenas) e Guapiles e Tony Facio (Limon).

Ele enfatizou que são hospitais móveis muito versáteis e seu projeto permite que sejam utilizados como uma única unidade ou em segmentos separados, o que torna possível manter implantações ativas em diferentes partes do país.

Esta cooperação, ressaltou, é uma oferta do Panamá no dia 8, que envolveu desde aquele momento avaliações técnicas, documentação, procedimentos alfandegários, migração e chancelaria.

A Costa Rica está passando pelo pior momento do Covid-19 desde março de 2020, quando foi detectado o primeiro caso, devido ao registro frequente de casos máximos diários de casos confirmados, hospitalizados, graves e falecidos.

Além disso, desde o final de abril, o número de pacientes em terapia intensiva tem excedido a capacidade do sistema de saúde de cuidar adequadamente deles.

jf/ale/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.