12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Depois do debate, começa a contagem regressiva dos votos no Peru

Depois do debate, começa a contagem regressiva dos votos no Peru

Lima, 31 mai (Prensa Latina) A campanha para o segundo turno presidencial do próximo domingo entra hoje em sua fase final no Peru, após um longo debate televisivo entre os candidatos Pedro Castillo e Keiko Fujimori que muitos consideraram decisivo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os candidatos esgotarão seus esforços para vencer em uma corrida que, segundo pesquisas privadas, Castillo lidera por uma margem de pelo menos dois pontos percentuais, o que faz com que seja provável que a disputa seja bem acirrada.

No debate de três horas de ontem sobre várias questões, no qual Fujimori e seus seguidores estavam confiantes de que se sairiam por cima, os momentos mais notáveis foram as polêmicas políticas.

Nesta área, o maior impacto foi causado por Castillo, que apontou diretamente e sem rodeios os problemas de Fujimori com o sistema de justiça, já que um promotor está lhe exigindo uma pena de 30 anos de prisão.

Depois de ouvi-la falar sobre a luta contra a corrupção, o professor rural perguntou àqueles que clamavam contra este mal: ‘Não lhe parece que falar de corrupção é sinônimo de Fujimorismo?’

Ele acrescentou que, para falar de corrupção, é preciso ter pelo menos ‘um pouco de autoridade moral’. Ele então listou suas medidas contra este crime e anunciou que seu possível governo o varreria ‘como se varrem as escadas: de cima para baixo’.

Em seguida, ele disse que ‘para falar de corrupção é preciso ter moral, para governar é preciso ter moral, eu gostaria que meu oponente dissesse quando vai devolver os milhões que levou no âmbito da corrupção’.

A resposta de Keiko aos desafios no que todos consideram um ponto fraco para Fujimori devido ao seu julgamento pendente foi sua tática de afirmar que Castillo é manipulado por Vladimir Cerrón, o líder de seu partido Patria Libre, e ela afirmou que não foi provado que ela se tenha enriquecido ilicitamente.

Fujimori insistiu tanto na questão que o candidato respondeu: ‘Sugiro que você tente superar sua obsessão com Cerrón, o candidato aqui é Pedro Castillo’, com uma serenidade que ele manteve durante todo o debate.

Para encerrar, o candidato disse que ‘há aqui dois líderes, um do sindicato dos professores, eleito pelos professores, aplaudido pelo povo, e o outro é a chefe de uma rede criminosa’ e escolhido pelos grandes empresários que financiaram suas duas campanhas eleitorais anteriores.

Fujimori garantiu que hoje assinará uma promessa de honra para combater a corrupção e defender a democracia perante o escritor de direita Mario Vargas Llosa e outros que atuarão como uma espécie de avalistas.

Durante o debate, Fujimori tentou se vitimizar e culpar seu rival pelo repúdio do público quando chegou sábado na cidade de Arequipa, no sul do país, onde o debate foi realizado, quando a caravana de carros que a acompanhava foi atingida com laranjas (a cor dos apoiadores de Fujimori) e pedras.

jf/mrs/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.