23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bielorrússia considera unificação com Rússia sem minar sua soberania

Bielorrússia considera unificação com Rússia sem minar sua soberania

Moscou, 31 mai (Prensa Latina) A criação do Estado da União com a Rússia não significa a perda da soberania da Bielorrússia, enfatizou seu Ministro das Relações Exteriores Vladimir Makei, de acordo com a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O diplomata explicou que, junto com algumas estruturas supranacionais, o tratado reconhece o direito dos países de manter uma política externa independente e a supremacia de seu poder estatal na política interna.

Em uma entrevista com a publicação russa Kommersant, Makei disse que os medos sobre a Bielorrússia ‘ser absorvida pela Rússia’ são absolutamente infundados.

Ele disse que no mundo de hoje é difícil para os países pequenos sem recursos significativos ficar sozinhos, portanto os bielorrussos devem entender que ‘a integração é necessária para preservar o Estado’.

O Ministro das Relações Exteriores da Bielorrússia deu o exemplo da União Europeia, cujos membros, disse ele, sacrificaram parte de suas funções nacionais ao mesmo tempo em que reforçaram a cooperação.

Ele advertiu que o mesmo é verdade para a Bielorrússia, com base no fato de que o principal é encontrar ‘formas mutuamente aceitáveis’ de integração.

Ele confirmou que dos 28 programas de integração, Moscou e Minsk priorizaram a criação do mercado comum do gás e uma legislação fiscal única.

Espera-se também que estejam prontos em breve e no outono o Conselho Supremo do Estado da União aprovará todos os roteiros, disse ele.

Em 2 de abril, os dois países celebraram o 25ú aniversário da assinatura do tratado sobre a formação da Comunidade da Rússia e Bielorrússia, que iniciou o processo de integração mútua.

Em 8 de dezembro de 1999, foi assinado o pacto sobre o estabelecimento do Estado da União, bem como o programa de ação conjunta para a implementação de suas disposições, que garantem um alto nível de cooperação entre Moscou e Minsk.

A Rússia e a Bielorrússia atribuem grande importância à unidade entre os dois países, o que em si representa o formato mais avançado de integração no espaço pós-soviético, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

jf/mml/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.