23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Mambises e vampiros por Juan Padrón inundam Tenerife

Mambises e vampiros por Juan Padrón inundam Tenerife

Madri 30 Mai (Prensa Latina) Apesar de se destacar pelo carisma, provavelmente nunca imaginou que seus personagens inundariam as Ilhas Canárias, na Espanha, e que o nome de Juan Padrón desfilaria hoje ao lado de mambises e vampiros com um autêntico carimbo cubano .
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Entre cartazes e livros de sua autoria, o rosto sorridente de Juan Padrón figurou na quarta edição do Prêmio Quirino de Animação Ibero-americana, com uma homenagem póstuma ao criador do mítico personagem cubano Elpidio Valdés.

Falecido há pouco mais de um ano, Padrón deixou um legado único em frases que fazem parte do patrimônio popular da ilha caribenha, tanto do intrépido lutador mambí contra o colonialismo espanhol quanto das ocorrências em torno de vampiros.

Em conversa com a Prensa Latina, a filha do também mágico do Quinoscopio (junto com Quino, o destacado autor argentino de Mafalda) e de Vampiros em Havana, Silvia Padrón, refletiu sobre o reconhecimento internacional de seu pai.

Inspirando em certa medida a personagem de María Silvia, primeiro a namorada e depois a esposa de Elpidio Valdés, ela observou que ‘esta homenagem tem sido uma força e um impulso, porque sei que muito mais coisas vão acontecer depois. é como um motor que arrancou e um empurrão que nos deram com este evento ibero-americano ‘.

Um dos sonhos que tinha é que no centro criativo e cultural La Manigua (iniciativa do próprio Juan Padrón) as crianças fossem fazer desenhos animados, histórias em quadrinhos que são esferas insuficientemente exploradas pelo talento que existe em Cuba, comentou. .

Algo muito relevante será desenvolver este espaço educacional para que mais talentos sejam semeados e floresçam com todo o potencial que existe entre os cubanos, afirmou.

Ele lembrou que seu pai era uma pessoa com muita vitalidade e que gostava de continuar aprendendo muito, quando se aventurou pelas artes plásticas.

‘Ele era muito avançado e nunca quis se apegar ao passado e tinha muita confiança no desenvolvimento e na democratização das tecnologias porque muitos talentos apareceriam’, disse Silvia.

Durante a semana que se encerrou, em San Cristóbal de Tenerife, Ilhas Canárias, Juan Padrón foi alvo de inúmeras homenagens, incluindo a exibição de várias obras do notável cartunista, ilustrador, cartunista, roteirista e cineasta.

‘Para nós é muito importante que a obra de meu pai não termine com seu desaparecimento físico. Foi tão significativo para a cultura cubana que não poderíamos deixá-la em silêncio’, refletiu Silvia.

ga/ft/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.