25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Símbolo da identidade de Buenos Aires

Símbolo da identidade de Buenos Aires

Buenos Aires, 29 mai (Prensa Latina) Imortalizado em centenas de filmes e imagens, o elegante Obelisco de Buenos Aires está mais sedutor do que nunca depois de 85 anos se tornando um ícone desta cidade, no cartão-postal de identidade e na foto que todos desejam ter.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Alberto Prebisch se encarregou de dar vida a essa beleza arquitetônica, erguida naquela que foi uma igreja dedicada a San Nicolás de Bari, que foi demolida para a construção da Avenida 9 de Julio, a mais larga do mundo.

Desde então, este monumento marcou a vida de uma das cidades mais idílicas da América Latina. Sempre tem gente no Obelisco, dia e noite. Você nunca está sozinho; ele lateja sob o olhar atento de centenas de transeuntes.

Por ocasião do seu aniversário de 85 anos, o governo da capital, por meio do Ministério do Espaço Público e da Higiene Urbana, realizou uma verdadeira reforma em busca de dar-lhe maior esplendor. As grades envolventes foram restauradas com um tratamento especial de forma a recuperar o seu material original, a estrutura foi limpa com hidro-lavagem e a vegetação danificada foi removida.

Embora no início tivesse muitos detratores que até lutaram para demoli-lo, a verdade é que hoje é o símbolo mais visível de Buenos Aires e guarda milhares de histórias de luta, amor e mágoa.

A obra, de 170 toneladas e 67,5 metros de altura, foi construída em 23 de maio de 1936 por ocasião dos 400 anos da fundação da capital argentina.

Na torre da antiga igreja, a bandeira nacional foi hasteada oficialmente pela primeira vez nesta cidade, em 1812. Isso é lembrado por uma das inscrições no lado norte do Obelisco.

Inspirada por poetas e músicos, a criação de Prebisch é hoje, graças à tecnologia, destaque em diversas comemorações com luzes alegóricas coloridas, como nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, e constitui o mirante mais alto da cidade.

E é que no seu topo existem quatro janelinhas, às quais se chega por uma escada marítima de 206 degraus com sete patamares, mas esse acesso só é aberto em ocasiões especiais. Como ponto culminante, sua ponta culmina em um para-raios que não pode ser visto a olho nu.

(Retirado do Orb)

/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.