27 de June de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Violência, pobreza e Covid-19 preocupam os chilenos

Violência, pobreza e Covid-19 preocupam os chilenos

Santiago do Chile 28 Mai (Prensa Latina) O aumento da criminalidade, da pobreza e das desigualdades e o Covid-19 são os três problemas que mais preocupam os chilenos hoje, indica uma pesquisa da consultoria internacional IPSOS.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O relatório ‘Preocupações Mundiais: Maio de 2021’, realizado por aquela entidade em 27 nações, mostra que, no caso do Chile, o medo do crime e da violência é a principal causa de medo para 51% dos entrevistados, com um aumento de seis por cento em relação a abril.

Miguel Pinto, Diretor-Adjunto de Estudos Públicos do IPSOS, explicou que o impacto de alguns crimes de elevada conotação social veiculados na imprensa pode estar na origem desta preocupação.

Acrescentou que, além disso, existe a percepção de que embora se trate de um problema que requer atenção urgente, não está entre as prioridades da agenda pública.

Entretanto, embora tenha caído três pontos percentuais em relação ao estudo correspondente a abril, a pobreza e a desigualdade posicionam-se como a segunda preocupação dos pesquisados, com 41 por cento, superando a média mundial de 32.

O medo do contágio com o Covid-19 está em terceiro lugar, com 40% das opiniões, embora o relatório revele que o Chile é o país onde a preocupação com o coronavírus SARS-CoV-2 mais diminuiu, junto com a

Espanha e a Polônia. Pinto explicou que em abril esta questão ocupava o primeiro lugar no Chile, com um aumento de 23 pontos percentuais, mas em maio caiu, possivelmente devido ao aumento sustentado do percentual de vacinados.

Além dessas questões, o medo do desemprego (35%) e da corrupção financeira e política (23) também se destacam entre as preocupações dos chilenos.

mgt/rc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.