17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alterações Climáticas nos Povos Indígenas Examinados em Roma

Alterações Climáticas nos Povos Indígenas Examinados em Roma

Roma, 27 de mai (Prensa Latina) O impacto das mudanças climáticas sobre os povos indígenas, afrodescendentes e migrantes será hoje o tema de um seminário internacional organizado pela FAO, a Santa Sé e os governos da Costa Rica e da Espanha.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O evento em formato virtual visa sensibilizar e fazer um apelo urgente à ação em prol dessas populações que, além de serem afetadas por variáveis climáticas, podem contribuir para ajudar a resolver uma crise que não criaram, segundo nota promocional da reunião divulgada aqui.

Entre os objetivos do seminário está também ‘promover a proteção dos direitos’ desses importantes grupos populacionais e o reconhecimento do seu papel na preservação da biodiversidade frente às mudanças climáticas, a partir do reforço de ações para garantir sua participação nos processos. de tomada de decisão.

O texto da FAO lembra que há cinco anos o Papa Francisco publicou a encíclica Laudato Si, na qual exortava a humanidade ‘a prestar atenção à maneira como os povos indígenas e outras comunidades locais cuidam de nossa casa comum’.

Ele também menciona um relatório desse órgão sobre a América Latina e o Caribe no qual deu provas que reafirmam a certeza do que foi expresso por Sua Santidade.

Nesse sentido, exemplifica que as taxas de desmatamento são significativamente mais baixas em territórios indígenas e tribais onde os governos reconheceram formalmente os direitos coletivos à terra.

Os palestrantes na abertura serão Qu Dongyu, diretor-geral da agência especializada da ONU para Alimentos e Agricultura; Debra Haaland, Secretária do Interior dos Estados Unidos, e Teresa Ribera, Vice-Presidente do Governo da Espanha.

Também falará Epsy Campbell, primeira vice-presidente da Costa Rica, e pela Santa Sé, o cardeal Peter Turkson, prefeito do Departamento para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. O orador principal será Anne Nuorgam, Presidente do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas.

agp / smp / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.