3 de May de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Denunciam campanha contra Belarus por incidente de avião

Denunciam campanha contra Belarus por incidente de avião

Minsk, 26 mai (Prensa Latina) O presidente de Belarus, Alexandr Lukashenko, acusou hoje a oposição e os inimigos externos de seu governo de liderar uma guerra híbrida sem limites de bom senso e moral humana.

O presidente se reuniu no parlamento com deputados, membros do Conselho da República e da Comissão Constitucional, bem como altos funcionários executivos e líderes de opinião, informou a agência de notícias Belta.

Lukashenko disse que os inimigos da república mudaram os métodos de ataque ao estado, referindo-se às críticas e sanções contra o país pelo pouso de emergência do avião da Ryanair e pela prisão de Román Protasévich, um opositor bielorrusso com um mandado de prisão internacional.

‘Esta não é mais uma guerra de informação, é uma guerra híbrida moderna’, disse o presidente, enquanto observava que o governo em breve fornecerá dados adicionais sobre os eventos, incluindo os detidos.

Ele expressou que ‘os arquitetos do caos passaram da organização de motins à fase de estrangulamento’.

O chefe de estado alertou que tal campanha não é dirigida apenas contra Belarus. ‘Somos um campo de testes para eles. Uma plataforma experimental antes de ir para o leste. Depois de testar conosco, eles irão para lá’, disse ele.

Ele acrescentou que ‘um conhecido canal extremista’ na rede social Telegram já está trabalhando ‘contra a Rússia, mostrando o verdadeiro objetivo dos estrategistas ocidentais’.

No seu discurso, Lukashenko afirmou que a mensagem com a ameaça de bomba no voo da Ryanair, entre as capitais da Grécia e da Lituânia, foi transmitida da Suíça, revelou o canal de televisão ATN.

Ele denunciou que havia um terrorista no avião e que eles sabiam disso muito além das fronteiras da República de Belarus.

Ele também explicou que a mensagem sobre a possível existência de uma bomba na nave chegou aos aeroportos de Atenas, Vilnius e Minsk ao mesmo tempo.

O Presidente considerou que o lado bielorrusso reagiu de acordo com a informação recebida. ‘O que deveríamos ter feito, especialmente no contexto de uma cascata de ameaças de bomba em nossas instalações?’, perguntou ele.

‘Fizemos todo o possível para salvar as pessoas. No dia seguinte ao incidente, os planos de vôo foram apresentados a cada minuto e a cada segundo. Tudo é claro e compreensível’, afirmou.

Lukashenko destacou que o Ocidente se recusou a participar da investigação do incidente proposta pelas autoridades bielorrussas.

mem / mml / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES