19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba com forte presença no Congresso de Estudos Latino-Americanos

Cuba com forte presença no Congresso de Estudos Latino-Americanos

Havana, 26 mai (Prensa Latina) O 39 Congresso virtual da Associação de Estudos Latino-Americanos (LASA) começa hoje com uma importante liderança do ensino superior em Cuba, segundo os participantes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em entrevista coletiva, Rafael Ernesto Cervantes, integrante da entidade, garantiu que está prevista a participação de residentes do país caribenho em mais de uma centena de atividades acadêmicas.

O também diretor de História e Marxismo-Leninismo do Ministério da Educação Superior (MES) destacou como os pesquisadores da nação antilhana estão cada vez mais inseridos neste evento.

Para as universidades do país, a nomeação é um momento importante no plano científico e de intercâmbio como uma ação de internacionalização muito importante que vai além da questão social, disse o especialista.

Representantes de uma dezena de casas de estudos superiores cubanos participam desta edição, que tem como tema a crise global, as desigualdades e a centralidade da vida, disse Yumila Zamora, metodologista do MES e também membro da LASA.

Entre as mais representadas, destaca-se a Universidade de Havana, com 59 participantes; a Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría, com oito; e a Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, na província de Villa Clara, com seis.

Os temas mais abordados pelos acadêmicos cubanos são aqueles relacionados às soluções no confronto com a Covid-19, bem como o papel da psicologia e da educação neste contexto, disse Zamora.

Da mesma forma, se destacam questões jurídicas, culturais, de comunicação e econômicas como reformas, empreendedorismo, atualização do modelo de desenvolvimento do país, agricultura e cooperativas, salários, entre outras.

A nomeação, que vai até 29 de maio, analisa com ênfase a crise global desencadeada pela expansão da Covid-19 e suas consequências na América Latina.

De acordo com o portal do evento, as consequências da doença, entendida como um fato social e político, expuseram as deficiências estruturais dos países da região e a persistência de dinâmicas de desigualdade, exclusão e autoritarismo.

mem / ebr / glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.