25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ataques a comunidades na Nigéria causam mais de 100 mortes

Ataques a comunidades na Nigéria causam mais de 100 mortes

Abuja, 26 mai (Prensa Latina) As autoridades nigerianas informaram hoje que 116 civis foram mortos nos últimos dias nos estados de Benue e Plateau em consequência de ataques contra comunidades por pastores associados a milícias armadas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em declarações à imprensa local, o prefeito da região de Katsina Alá, no estado de Benue, Alfred Atera, disse que cerca de 100 moradores foram mortos naquela área por ataques de grupos de homens armados.

Os ataques contra as comunidades, perpetrados por pastores, nas cidades de Jos North e Riyom, no estado de Plateau, provocaram, por outro lado, a morte de mais 16 pessoas, indicaram fontes governamentais.

Na Nigéria, especialmente no sudoeste e no centro, os conflitos entre comunidades são frequentes, causando centenas de mortes e feridos a cada ano, além de grandes perdas econômicas devido ao roubo de gado, grãos e destruição de plantações agrícolas.

Em direção às áreas do sul e centro deste país africano, o mais populoso da África, com mais de 200 milhões de habitantes, nos últimos tempos vários pastores foram deslocados, expulsos das áreas do norte em meio à violência desencadeada pelo grupo radical islâmico Boko Haram.

Esta situação gerou um aumento da concorrência entre produtores agrícolas e criadores de animais pelo controle das áreas de pastagem e cultivo, em detrimento das reservas florestais, que estão ocupadas.

Dentro do território nigeriano, há uma crescente insegurança, devido ao ataque de gangues armadas e grupos radicais como o Boko Haram e entidades dissidentes do Estado Islâmico.

mem / obf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.