17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Pedido a mídia estrangeira na Etiópia para trabalhar seriamente

Pedido a mídia estrangeira na Etiópia para trabalhar seriamente

Addis Abeba 25 Mai (Prensa Latina) A Autoridade de Comunicação Social da Etiópia pediu a mídia estrangeira a tratar a realidade nacional com profissionalismo, por meio de uma comunicação dirigida aos 129 correspondentes aqui credenciados hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com a entidade, 35 organizações têm enviados com licença para trabalhar no país, aos quais solicitou o compromisso de divulgar informações dentro dos padrões da ética jornalística, em particular as relativas ao estado regional de Tigray.

Ele ainda revelou, em meio ao processo de restabelecimento da ordem constitucional naquela jurisdição nortenha, iniciado em novembro passado, ‘mais de 82 jornalistas estrangeiros de vários países também tiveram acesso à área com alvarás temporários’.

No comunicado, a autoridade afirmou que a liberdade de expressão e a proteção deste direito cívico ‘são valores sagrados que estão endossados na Constituição’ e são respeitados pelo Governo.

Como sinal da vontade do governo, ele citou a libertação de jornalistas e presos políticos, mais reformas e iniciativas implementadas para facilitar o trabalho dos repórteres desde 2018, quando a primeira-ministra Abiy Ahmed assumiu o poder.

Este respeito pelos valores universais deve ser recíproco. Esperamos que os profissionais de comunicação cumpram normas como a restrição do acesso a áreas onde ocorre uma operação militar, o que é normal em qualquer parte do mundo, diz o texto.

Queremos, acrescenta, que os correspondentes estrangeiros respeitem os termos e condições das suas autorizações e, acima de tudo, cumpram a lei do país, que temos o dever de fazer cumprir.

A exortação transcende menos de 24 horas depois que o Ministério das Relações Exteriores negou o uso de armas químicas em Tigray e, assim, contestou um relatório do correspondente do The Telegraph na África.

Durante os últimos seis meses, a própria entidade e também a Autoridade de Radiodifusão apelaram à mídia internacional mais de uma vez para respeitar as leis do país e relatar a situação em Tigray com veracidade.

jha/raj/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.