25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Milhões de crianças em risco por falta de água potável

Milhões de crianças em risco por falta de água potável

Nações Unidas, 25 mai (Prensa Latina) Ataques a instalações de água e saneamento em zonas de conflito colocam em perigo a vida de milhões de crianças e até representam uma ameaça muito maior do que a própria violência, advertiu a UNICEF.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a falta de água potável é muito mais mortal do que a violência nos países que enfrentam a guerra.

O relatório focalizou nove nações onde a violência e os conflitos são predominantes, e também analisa o impacto dos ataques contra crianças.

Atualmente, segundo o estudo, estima-se que 48 milhões de pessoas necessitam de serviços de água potável e saneamento na República Centro-Africana, Iraque, Líbia, Palestina, Paquistão, Sudão, Síria, Ucrânia e Iêmen.

A Unicef, portanto, defendeu a proteção dos serviços de água e saneamento como um fator-chave para garantir a sobrevivência de milhões de crianças em todo o mundo.

As partes em conflito, enfatizou a agência da ONU, devem imediatamente acabar com os ataques a esses serviços e cumprir suas obrigações de proteger as crianças.

Também exortou a uma ação mais forte para responsabilizar os perpetradores.

Segundo o Diretor de Programas de Emergência da UNICEF, Manuel Fontaine, o acesso à água é um meio de sobrevivência e nunca deve ser usado como uma tática de guerra.

Quando o fluxo de água é cortado, ele considerou, doenças como cólera e diarreia podem se espalhar como incêndios florestais, muitas vezes com consequências fatais.

Os hospitais não podem funcionar e as taxas de desnutrição e emaciação (perda patológica de peso) aumentam, Fontaine foi citada como dizendo pelo site oficial de notícias das Nações Unidas.

Além disso, ele advertiu, crianças e famílias são frequentemente forçadas a sair em busca de água e isto as expõe, particularmente as meninas, a maiores riscos de danos e violência.

jha/ifb/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.