24 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A situação na República Democrática do Congo após a erupção vulcânica

A situação na República Democrática do Congo após a erupção vulcânica

Kinshasa 25 Mai (Prensa Latina) A cidade de Goma e seus arredores, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), continuam hoje sob os efeitos dos tremores sísmicos, após a erupção do vulcão Nyiragongo no último sábado.

Os terremotos causaram rachaduras em diferentes partes de Goma, capital da província de Kivu do Norte, na região nordeste da RDC, informou terça-feira o portal de notícias Actualité.cd.

Representantes do governo provincial anunciaram para hoje mais uma visita às vítimas e deslocados, em particular aos residentes de Buhene, uma das localidades mais afetadas, enquanto as autoridades nacionais reiteraram a recomendação ao povo goma de estar atento e cumprir o diretrizes.

Segundo o executivo, a prioridade continua sendo o monitoramento do vulcão, a avaliação da situação humanitária e o estado das rotas de evacuação das famílias, bem como a manutenção da ordem e segurança da Polícia Nacional e do Exército.

Em declarações a Radio Okapi, a presidenta da sociedade civil em Goma, Marrion Ngavho, apreciou a solidariedade popular: Muitos, afirmou, acolheram em suas casas pessoas que nem sequer conhecem para oferecer-lhes um lugar onde dormir, ainda que a situação sobre o terreno seja muito difícil.

Muitos moradores do norte da cidade e das áreas próximas a Nyiragongo estão despojados de tudo, saíram com pressa de suas casas e quando voltaram não havia mais nada, disse a Rádio Okapi.

O Nyiragongo é considerado um dos vulcões mais ativos da região africana dos Grandes Lagos, sua erupção em 2002 deixou um saldo de 250 mortos, segundo dados oficiais.

Em um comunicado, o secretario geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou suas condolências as familias das vítimas y ao governo da RDC e informou que o organismo e seus sócios humanitários trabalham para apoiar os esforços do país com vistas a enfrentar o desastre.

jha/mjm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES