23 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A situação na República Democrática do Congo após a erupção vulcânica

A situação na República Democrática do Congo após a erupção vulcânica

Kinshasa 25 Mai (Prensa Latina) A cidade de Goma e seus arredores, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), continuam hoje sob os efeitos dos tremores sísmicos, após a erupção do vulcão Nyiragongo no último sábado.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Os terremotos causaram rachaduras em diferentes partes de Goma, capital da província de Kivu do Norte, na região nordeste da RDC, informou terça-feira o portal de notícias Actualité.cd.

Representantes do governo provincial anunciaram para hoje mais uma visita às vítimas e deslocados, em particular aos residentes de Buhene, uma das localidades mais afetadas, enquanto as autoridades nacionais reiteraram a recomendação ao povo goma de estar atento e cumprir o diretrizes.

Segundo o executivo, a prioridade continua sendo o monitoramento do vulcão, a avaliação da situação humanitária e o estado das rotas de evacuação das famílias, bem como a manutenção da ordem e segurança da Polícia Nacional e do Exército.

Em declarações a Radio Okapi, a presidenta da sociedade civil em Goma, Marrion Ngavho, apreciou a solidariedade popular: Muitos, afirmou, acolheram em suas casas pessoas que nem sequer conhecem para oferecer-lhes um lugar onde dormir, ainda que a situação sobre o terreno seja muito difícil.

Muitos moradores do norte da cidade e das áreas próximas a Nyiragongo estão despojados de tudo, saíram com pressa de suas casas e quando voltaram não havia mais nada, disse a Rádio Okapi.

O Nyiragongo é considerado um dos vulcões mais ativos da região africana dos Grandes Lagos, sua erupção em 2002 deixou um saldo de 250 mortos, segundo dados oficiais.

Em um comunicado, o secretario geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou suas condolências as familias das vítimas y ao governo da RDC e informou que o organismo e seus sócios humanitários trabalham para apoiar os esforços do país com vistas a enfrentar o desastre.

jha/mjm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.