17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Medidas recentes do Banco Central do Líbano consideradas ineficazes

Medidas recentes do Banco Central do Líbano consideradas ineficazes

Beirute, 24 mai (Prensa Latina) O ex-vice-governador do Banco Central do Líbano Naser Saidi avaliou hoje como ineficazes as recentes medidas adotadas no setor, pois elas só levarão a maiores dificuldades econômicas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Saidi aludiu a uma tentativa da administração do Banco Central (Banque du Liban-BDL) de comprar dólares à taxa de câmbio do mercado paralelo de 12.000 libras libanesas por dólar contra a taxa oficial de 1.500 libras.

Esta medida só levará a um aumento da taxa não oficial e não estabilizará a moeda, ele previu.

E de fato, segundo a Prensa Latina, a taxa de câmbio subiu no último minuto para mais de 13.000.

Apesar do fato de a moeda libanesa ter perdido mais de 85% de seu valor desde outubro de 2019, após uma série de protestos massivos contra o governo, a BDL manteve a taxa de câmbio oficial em 1.500.

Seus gerentes tentaram com manobras na esfera de circulação capturar dólares em instituições oficiais e controlar transferências informais.

Uma delas, chamada plataforma Sayrafa, que por um tempo vendeu dólares a 3.900, nas últimas horas aceitou transações de 12.000 para igualar o mercado negro.

Saidi disse que o uso pelo Banco Central do sistema Ponzi, uma forma de obter renda no setor sem garantias para os depositantes, gerou múltiplas taxas de câmbio, controles informais de capital, restrições de pagamento e falta de liquidez.

Assim, essa situação levou ao colapso econômico, distorções de mercado e mais oportunidades para os corruptos, disse ele.

O que é necessário, acrescentou ele, são profundas reformas econômicas e fiscais, incluindo uma reestruturação da dívida pública acompanhada de uma revisão de todo o sistema bancário.

mgt/arc/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.