17 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Governo sudanês e guerrilheiros retomam as negociações de paz

Governo sudanês e guerrilheiros retomam as negociações de paz

Cartum, 24 mai (Prensa Latina) Cartum e o Movimento Popular de Libertação do Sudão-Norte (SPLM-N) retomarão seus diálogos de paz na próxima quarta-feira na capital do Sul do Sudão, Juba, informou hoje o site sudantribune.com.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Estas conversações constituirão um novo passo na tentativa de estabelecer um processo de desanuviamento, após o Conselho Soberano e o SPLM-N – de Abdel Aziz al Hilu – terem assinado em 28 de março uma declaração de princípios que prevê a separação entre o Estado e a religião, e a formação de um exército nacional único no final do período de transição.

Posteriormente, os mediadores do Sudão do Sul disseram que os dois lados retomariam suas negociações em 26 de maio.

Em uma reunião presidida pelo chefe do Conselho Soberano, Abdel Fattah al Burhan, no domingo, o Conselho Supremo de Paz discutiu aspectos das próximas negociações, cuja condução poderia trazer um fim ao conflito nas regiões do Cordofão do Sul e do Nilo Azul.

Uma declaração do presidente da Comissão de Paz Sudanesa, Suleiman al Dabailo, confirma que todos os aspectos das conversações com o SPLM-N, Al Hilu, foram discutidos na reunião e que a delegação negociadora do governo sudanês viajará para Juba amanhã.

Essas conversações estão paradas há mais de um ano devido à recusa do componente militar do governo de separar a atividade estatal da religião, um obstáculo que aparentemente não existe mais.

Por sua vez, o movimento guerrilheiro divulgou uma mensagem para confirmar que sua equipe de negociação havia previamente realizado consultas em áreas ocupadas pelos insurgentes no sul de Córdoba, de 20 de abril a 20 de maio.

‘As reuniões foram caracterizadas pela clareza, franqueza e transparência. Aqueles que se reuniram com a delegação negociadora fizeram propostas e recomendações a serem incluídas nas conversações’, disse sua declaração.

jf/mt/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.