15 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã nega direito de filmar instalações nucleares

Irã nega direito de filmar instalações nucleares

Teerã 23 Mai (Prensa Latina) O Irã reiterou hoje sua recusa em conceder permissão para filmarem as suas instalações nucleares, segundo uma lei aprovada pela Assembleia Consultiva Islâmica (Parlamento).
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O presidente do órgão legislativo, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não tem direito ao acesso dessas imagens.

‘Estamos determinados a fazer entrar em vigor a chamada Lei do Plano Estratégico de Ação para Combater as Sanções e Proteger os Direitos das Pessoas’, afirmou este domingo numa sessão do hemiciclo.

Ghalibaf especificou que o prazo para permitir essas operações expirou neste sábado.

Anteriormente, cerca de 200 deputados assinaram uma declaração, na qual destacam que o que foi aprovado pela Câmara é uma defesa contra os danos da indústria nuclear.

A lei aprovada em dezembro passado, eles apontaram, revolucionou o programa nuclear pacífico do Irã e respondeu às sanções dos EUA, enquanto buscava distanciar os compromissos políticos das conquistas técnicas no setor.

Teerã advertiu que a legislação catalisada pelo assassinato do cientista nuclear iraniano Mohsen Fakhrizadeh em novembro passado pode ser prejudicial às atividades diplomáticas.

Conforme aprovado, é exigido enriquecer urânio até 20% de pureza, cinco vezes mais do que o estipulado no acordo nuclear selado em 2015, e aumentar o armazenamento nacional dessa substância estratégica. Ele também exigiu a finalização da implementação do Protocolo Adicional, um acordo voluntário sobre enriquecimento nuclear entre a AIEA e os signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, incluindo o Irã.

A este respeito, o Ministro do Exterior iraniano, Mohammad Yavad Zarif, confirmou a oposição do governo ao plano, mas que seria obrigado a implementá-lo se fosse aprovado em lei.

mem/arc/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.