19 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

FAO e Federação Mundial de Apicultores estreitam laços

FAO e Federação Mundial de Apicultores estreitam laços

Roma 20 Mai (Prensa Latina) A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Federação Internacional de Apicultores (Apimondia) assinaram hoje um memorando de entendimento a favor de um mundo sustentável para as abelhas.

O Diretor-Geral da FAO, QU Dongyu e o Presidente da Apimondia, Jeff Pettis, assinaram o documento durante um painel virtual de alto nível transmitido da plataforma oficial do órgão da ONU, por ocasião da celebração deste dia 20 de maio do Dia Mundial de las Abejas, proclamado pela Assembleia Geral da ONU há cinco anos.

QU destacou que o acordo é suportado por mais de 60 anos de colaboração e previu que irá reforçar o trabalho conjunto de ambas as organizações em favor da apicultura sustentável e um melhor aproveitamento dos recursos oferecidos por este setor em benefício das comunidades rurais e pastagens .

Essa sinergia, acrescentou ele, também será útil para ajudar os membros a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ao mesmo tempo em que promove e protege abelhas e polinizadores.

O presidente da Apimondia, por sua vez, afirmou que esta organização está trabalhando com a FAO desde o seu congresso de 1958, no qual aquele órgão da ONU atuou como anfitrião, o que explica as ligações por seis décadas, e ainda lembrou que esta federação inaugurou o World Bee Dia em 2018.

O memorando, ele detalhou, abrange oito escritórios e divisões da FAO, o que denota a extensão da apicultura no mundo, ao mesmo tempo que destaca os três objetivos essenciais do documento: a fome; reduzindo a pobreza e ajudando a manter a biodiversidade e o meio ambiente.

Argumentou que a apicultura é um negócio fácil de empreender, pois não requer terra, tem baixo custo inicial, daí seu valor em ajudar a reduzir a pobreza e sua grande importância para os objetivos estratégicos de ambas as organizações.

Na apresentação do painel de especialistas, os palestrantes concordaram com a necessidade de esforços conjuntos para priorizar a geração ambiental e a proteção de polinizadores e, em particular, para uma maior cooperação e solidariedade global para enfrentar as ameaças representadas pela pandemia do Covid-19 para os alimentos segurança e meios de subsistência agrícolas.

Também transpareceu nas apresentações que três em cada quatro tipos de culturas alimentares em todo o mundo dependem de polinizadores, principalmente abelhas, com cerca de 20 mil tipos circulando em todo o mundo; antófilos mais valorizados pelas plantas com flores e como tal considerados de grande valor na conservação do ecossistema.

Jože PodgorÅíek, Ministro da Agricultura, Florestas e Alimentos da Eslovênia, bem como Julia Klöckner, Ministra Federal de Alimentos e Agricultura da Alemanha, também falaram na reunião.

mem/smp/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES