25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministra uruguaia enfrenta questionamento ético no parlamento

Ministra uruguaia enfrenta questionamento ético no parlamento

Montevidéu, 19 mai (Prensa Latina) O parlamento uruguaio abriu hoje um processo ético quando a Ministra da Economia, Azucena Arbeleche, apareceu para explicar os privilégios fiscais concedidos a uma hierarquia próxima do governo que compartilham.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ninguém questionou legalmente que em 2019 o então opositor do governo Frente Ampla, Isaac Alfie, solicitou um benefício fiscal para uma empresa privada, de acordo com os regulamentos atuais.

Mas no auge de dezembro daquele ano, com o triunfo eleitoral da coalizão de direita, o novo presidente Luis Lacalle Pou o escolheu para chefiar o escritório estratégico de Planejamento e Orçamento no mês de março seguinte.

Esse procedimento específico continuou e, na ocasião, o chefe do escritório assinou a resolução concedendo isenções e tudo parecia estar no caminho certo.

Entretanto, a inesperada divulgação pública de tal medida assumiu dimensões escandalosas e o presidente exortou o alto funcionário de sua confiança a renunciar ao benefício, por escrúpulo político, que para os detratores deveria ter começado de si mesmo, muito antes.

A interpelação no Comitê de Finanças foi uma iniciativa da bancada legislativa da Frente Ampla da oposição e será liderada pelo secretário-geral adjunto do Partido Socialista, Gonzalo Civila.

Para o líder da Frente Ampla ‘aqueles que disseram que vieram para fazer um governo transparente na gestão pública têm que dar razões e assumir a responsabilidade pelas decisões que tomam’.

Bettiana Díaz, também membro do mesmo partido político, disse que se era tão ético e correto, por que Alfie decidiu renunciar a um benefício de dólares depois que a resolução do Ministério da Economia foi tornada pública.

ga/hr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.