17 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lavrov e Blinken com agenda de negociações na Islândia

Lavrov e Blinken com agenda de negociações na Islândia

Moscou 19 Maio (Prensa Latina) O chanceler russo, Sergey Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, enfrentarão uma ampla agenda temática durante a conversa de hoje em Reykjavik, aqui destacada pela imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Lavrov chega nesta quarta-feira à capital da Islândia para participar da reunião do Conselho Ártico, onde a Rússia ocupará a presidência rotativa do grupo, que também é formado por Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia .

Segundo o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Riabkov, o encontro entre os representantes de Moscou e de Washington contribuirá para o desenvolvimento das negociações do Plano de Ação Conjunto Conjunto (JCPOA) com o Irã, observou a agência de notícias Sputnik.

Ele também indicou que a situação no Oriente Médio, especialmente a escalada do conflito israelense-palestino, será outro dos temas do encontro entre os diplomatas da Rússia e dos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira, em Moscou, o chefe da diplomacia russa disse à imprensa que espera um diálogo profissional com Blinken que lhe permita conhecer a posição dos Estados Unidos sobre os principais problemas internacionais de interesse deste país.

Ele disse que a Rússia está disposta a encontrar um equilíbrio de interesses com os EUA com base no respeito mútuo nas questões binacionais e globais.

‘Valorizaremos os apelos pela normalização dos EUA não por palavras, das quais já existiram, mas por atos’, disse Lavrov.

O diplomata russo lembrou as declarações feitas na sexta-feira passada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, que disse que na reunião na Islândia Blinken discutirá a relação bilateral e possíveis áreas de cooperação com Lavrov.

Nesse sentido, indicou que ‘tudo o que de uma forma ou de outra influencia a estabilidade estratégica – armas nucleares e convencionais, ofensivas e defensivas – deve estar na mesa de negociações’.

Ele lembrou que Moscou vai decidir o formato e os temas de uma possível cooperação com os Estados Unidos, bem como ‘as linhas vermelhas que não poderemos cruzar na análise da agenda internacional’, disse.

mem/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.