25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba e Guatemala promovem projetos editoriais sobre José Martí

Cuba e Guatemala promovem projetos editoriais sobre José Martí

Havana, 19 mai(Prensa Latina) Os acordos editoriais entre o Centro de Estudios Martianos (CEM) de Havana e o Ministério da Cultura e do Esporte da Guatemala permitem hoje a reedição de títulos do intelectual cubano José Martí como Lucía Jerez.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

‘Desde 1998, data em que ocorreu o restabelecimento das relações entre os dois países, o Apóstolo foi um mediador cultural por excelência para a promoção dos laços com a Universidade de San Carlos e Rafael Landívar da nação centro-americana’, assegurou. Prensa Latina o pesquisador titular do CEM, Mauricio Núñez Rodríguez.

Os estudiosos aludiram ao projeto editorial, implementado desde 2007 com o propósito de reimprimir títulos sobre a permanência do intelectual cubano na Guatemala, entre eles, o citado romance, considerado pela crítica como uma recriação de sua vida naquele cenário.

‘Inconscientemente, refletiu o ano e meio que ele esteve no país e há passagens dele sobre a idiossincrasia, ruas, geografia e topografia daquela região. Posteriormente, assumimos como segundo projeto editorial o ensaio Guatemala com sua avaliações e ciências políticas, culturais e agrícolas ‘, afirmou.

Segundo o acadêmico, outro dos textos incluídos no intercâmbio literário é The Golden Age, volume recentemente editado e cuja apresentação acontecerá em novembro próximo, no âmbito do Encontro Internacional de Cadeiras Marcianas, sediado naquele país.

‘Centros de estudos superiores da América Latina em estados como: México, Costa Rica e Venezuela instituíram espaços dedicados à divulgação do legado do escritor e poeta, articulados por uma rede internacional e a partir do intercâmbio acadêmico e da publicação de livros’ , reconheceu o investigador.

Núñez Rodríguez, vencedor do Prêmio Ensaio Alejo Carpentier por sua obra Silencios y recepciones: la novela de José Martí, considerou que a obra do Apóstolo deve ser revisitada de forma criativa, com uma perspectiva contemporânea e com a convicção de seu papel na cultura cubana e nacionalidade.

ga/dgh/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.