12 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Swift informou os bancos russos da ausência de riscos de desconexão

Swift informou os bancos russos da ausência de riscos de desconexão

Moscou 18 Mai (Prensa Latina) A primeira vice-presidente do Banco Central da Rússia, Olga Skorobogatova, informou hoje que o sistema internacional de pagamentos Swift não desconectará o país do sistema e continuará operando normalmente.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Numa intervenção perante a Comissão do Estado Financeiro, da Duma Estatal (deputados) da Rússia, a governante disse que o seu gabinete mantém contatos diretos com a sede da Swift, que afirmou que continuará a operar no país ‘normalmente’.

Skorobogatova apontou que mesmo se a Federação Russa for desconectada do sistema, as transferências interbancárias podem ser transferidas para a variante local de mensagens financeiras (SPFS), disse a agência de notícias TASS.

Nos últimos dias, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução contra a Rússia no caso de uma alegada ‘invasão da Ucrânia’, solicitando sanções para o gasoduto Nord Stream 2, a State Nuclear Energy Corporation, além da desconexão do país daquele sistema de pagamento internacional.

A este respeito, o site da Swift destacou que se trata apenas de um fornecedor de serviços de mensagens financeiras e que as decisões sobre a aplicação de sanções cabem às instituições que as executam.

Nas palavras aos deputados, Skorobogátova destacou ainda que o país vai criar um protótipo do rublo digital até ao final do ano e acrescentou que as fases futuras do projeto serão definidas posteriormente, consoante a situação do mercado.

Em meados de outubro, o Banco da Rússia apresentou o conceito de uma forma digital da moeda nacional russa, o rublo digital, que seria uma forma adicional de dinheiro, circulando a par com os rublos em dinheiro e depositados em cartões.

Ele disse que o rublo digital poderia ser usado em carteiras eletrônicas por meio de dispositivos móveis e outros meios e ajudaria a aumentar a transparência das transações e reduzir os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, observou a agência de notícias Sputnik.

mem/mml/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.