26 de April de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Nicarágua celebrará 126ú aniversário do nascimento do General Sandino

Nicarágua celebrará 126ú aniversário do nascimento do General Sandino

Manágua, 18 mai (Prensa Latina) No 126ú aniversário de seu nascimento, o General Augusto César Sandino, Herói Nacional e figura ilustre do anti-imperialismo, será lembrado hoje com honras na Nicarágua, onde ele inspira a ideologia do partido governante.

A vice-presidente do Executivo, Rosario Murillo, disse na semana passada que as comemorações estarão de acordo com a situação do país, marcada pela pandemia global da Covid-19.

Neste mesmo mês, no dia 4, o país centro-americano celebrou o Dia Nacional da Dignidade, o 94ú aniversário da rejeição de Sandino ao Pacto de Blackthorn, assinado sob a tutela de Henry L. Stimson, enviado especial do governo dos Estados Unidos.

Naquele dia, além de se recusar a assinar o acordo de Stimson com o general José María Moncada, chefe do Exército Constitucionalista, Sandino, que se tornou o líder da luta anti-imperialista na Nicarágua, rebelou-se contra as forças militares do poder do Norte que ocupavam o país desde janeiro de 1927.

Internado nas montanhas de Las Segovias (norte), à frente da Defesa da Soberania Nacional do Exército, que começou com 40 homens e cresceu para seis mil, Sandino permaneceu em armas até a retirada das tropas americanas em 1ú de janeiro de 1933.

Mas antes de deixar a Nicarágua, os americanos deixaram para trás a Guarda Nacional, a ala armada da oligarquia crioula, cujo chefe, Anastasio Somoza García, em conluio com o embaixador americano (Arthur Bliss Lane) ordenou o assassinato de Sandino e dois de seus tenentes na noite de 21 de fevereiro de 1934.

Os revolucionários nicaraguenses que em 1961 organizaram a Frente Sandinista de Libertação Nacional foram inspirados pelo exemplo do General dos Homens Livres e seu Pequeno Exército Louco, como o escritor argentino Gregorio Selser lhe chamou. Essa organização político-militar liderou a luta nas montanhas e cidades (em várias etapas) até terminar com a derrubada da ditadura de Somoza (García e Debayle) em 19 de julho de 1979.

jha/fgn/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES