19 de August de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Exposição Dor e Esperança na Colômbia homenageia Guayasamín

Exposição Dor e Esperança na Colômbia homenageia Guayasamín

Bogotá, 18 mai (Prensa Latina) A exposição 'Dor e Esperança' oferece uma viagem através da obra do pintor, escultor e muralista equatoriano Oswaldo Guayasamin, na Galeria Duque Arango, localizada na cidade colombiana de Medellín.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Composta de 32 obras do chamado artista mais influente da arte latino-americana no século XX, a exposição nos convida a refletir sobre os dois estados de experiência sensorial e emocional que lhe dão seu título.

Segundo o curador, Miguel Gonzalez, a exposição mostra sua proposta estética que, além de auto-referencial, reflete a tradição do expressionismo histórico.

Em sua opinião, na seleção é visível o trabalho do criador que chamou a atenção do público internacional por seis décadas, especialmente por seu particular expressionismo figurativo e sua evidente consciência social.

‘Guayasamín produziu importantes séries de pinturas, incluindo Mujeres llorando (Mulheres Chorando), rostos pungentes que falam de dor e desespero’, acrescentou González.

Segundo ele, na exposição você pode apreciar estas representações humanas, provas de sua obra expressionista característica, assim como paisagens e naturezas mortas, o que foi uma vantagem presente em sua obra.

No novo milênio, a humanidade continua a ser abalada por eventos dramáticos e desigualdades que parecem se tornar cada vez mais radicais. É por isso que o trabalho de protesto de Guayasamín pode continuar sendo válido e comovente, disse ele.

A exposição sobre o artista, nascido em 6 de julho de 1919, que teve uma vida dedicada à pintura e à luta contra as injustiças do mundo, estará em exposição por mais de dois meses.

Suas origens indígenas o motivaram a conhecer esta população original e a revelar as injustiças cometidas contra eles pela sociedade, que ele pôde apreciar em várias de suas viagens pela América Latina.

Ele recebeu vários prêmios e reconhecimentos de universidades na América e Europa, e realizou numerosas exposições e projetos culturais, incluindo La Capilla del Hombre.

Após sua morte, em 10 de março de 1999, de um enfarte agudo do miocárdio em Baltimore (Estados Unidos), sua família continuou seu legado através da Fundação Guayasamín.

A missão da instituição é assegurar a preservação do patrimônio cultural e das coleções doadas pelo artista e garantir seu benefício coletivo e caráter popular.

jha/yrv/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.