25 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sindicatos costarriquenhos exigirão suspensão de aulas presenciais

Sindicatos costarriquenhos exigirão suspensão de aulas presenciais

San José, 17 mai (Prensa Latina) Representantes dos quatro sindicatos do setor educacional da Costa Rica revelarão hoje as ações de pressão e protesto para forçar o Ministério da Educação Pública (MEP) a suspender as aulas presenciais por causa da Covid-19.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na chamada para uma coletiva de imprensa para segunda-feira, divulgada nas redes sociais, os grupos de professores nacionais dizem que ‘a Costa Rica está passando por uma situação de saúde catastrófica por causa da Covid-19 e também por causa da má administração da pandemia pelo Governo’.

Depois de salientar que a cada hora morre uma pessoa na Costa Rica por causa desta doença, estes sindicatos dizem que muitas destas mortes são de trabalhadores do setor de educação, que colocaram suas vidas em risco para conseguir o ano letivo seguinte.

‘A morte de nossos colegas não parece ser razão suficiente para o Ministro da Educação, que se recusa a ouvir os gritos de ajuda vindos de todas as salas de aula do país’, diz ele.

Ele conclui que a coalizão sindical, com o apoio de seus Conselhos Nacionais, conclama todas as pessoas afiliadas a aderirem às ações de pressão para retornar ao curso virtual à distância, momentaneamente e parar de colocar suas vidas em risco, até que seja prudente retornar à sala de aula.

O ano escolar de 2021 começou na Costa Rica em fevereiro passado na modalidade híbrida, presencial-virtual, mas dado o rápido aumento dos casos de Covid-19, por mais de uma semana, os sindicatos do setor educacional exigem ir apenas ao ensino virtual, pelo menos por seis semanas, até que o número de infecções diárias diminua.

Há duas semanas, este país vive a pior situação desde a chegada da pandemia em março de 2020, com novos registros diários de mortes, novos casos, graves, hospitalizações, que causaram uma crise no sistema hospitalar, já que há pacientes com Covid-19 aguardando uma cama adequada à sua gravidade.

Os sindicatos que convocam os protestos são a Associação de Professores do Ensino Médio, a Associação Nacional de Educadores, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Costa Rica e o Sindicato dos Trabalhadores da Cantina Escolar.

jf/ale/vmc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.