27 de November de 2021

NOTICIAS

Inundações deslocam populações no Burundi

Inundações deslocam populações no Burundi

Gitega 17 Mai (Prensa Latina) Aldeias inteiras no oeste da cidade de Bujumbura, no Burundi, continuam inundadas após vários dias de chuvas torrenciais contínuas, confirmam hoje relatórios hidrológicos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As chuvas transbordaram os cursos d’água e essas enchentes causaram o deslocamento de centenas de famílias, que deixaram suas casas em busca de terra firme e o mais alto possível.

O Rio Rusizi, que corre ao longo da fronteira do Burundi com a República Democrática do Congo, foi o primeiro a transbordar antes mesmo das águas do lago Tanganica.

‘Todos os cadernos das crianças inundaram. As roupas e outros materiais. Não guardamos nada’, disse Françoise Habonimana à imprensa no domingo, quando lavava as escassas roupas que conseguiu guardar junto com a filha.

As áreas mais afetadas são os bairros pobres e baixos de Bujumbura, onde praticamente não há sistemas de drenagem adequados, portanto, essas áreas são suscetíveis a serem inundadas rapidamente.

De acordo com especialistas, aldeias inteiras precisam ser realocadas para reabilitar o ecossistema destruído da região.

‘Devemos realocar essa população porque não há solução’, disse Bernard Sindayihebura, geógrafo e professor universitário, acrescentando: ‘há áreas onde a construção deveria ser proibida para evitar essas enormes perdas econômicas’.

As inundações são recorrentes no Burundi devido às suas características topográficas e à ausência de infraestrutura fluvial e redes de drenagem ideais, o que faz com que muitos residentes abandonem as suas casas quase em quase todas as estações chuvosas.

De acordo com relatórios ocultos, chuvas excepcionalmente fortes também ocorreram durante os últimos dias na Somália, Quênia e Uganda.

mem/mt/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.