16 de January de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Sérvia reitera sua posição sobre a imobilidade das fronteiras

Sérvia reitera sua posição sobre a imobilidade das fronteiras

Belgrado, 15 mai (Prensa Latina) A Sérvia é favorável ao princípio da imutabilidade das fronteiras estabelecido na Carta das Nações Unidas e nas decisões de seus órgãos, reiterou hoje o Presidente da República, Aleksandar Vucic.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A questão, levantada em uma entrevista para o canal comercial Prva TV, voltou à linha de frente das preocupações nos Balcãs Ocidentais em dois jornais não oficiais amplamente divulgados aqui e estará no centro de uma cúpula regional de Brdo-Brioni a partir de amanhã na Eslovênia.

Ele disse ter recebido a minuta da declaração final daquela reunião que levanta a questão e respondeu com uma emenda para deixar claro o princípio da ONU, provocando assim um abalo, pois assume que Kosovo faz parte da Sérvia, apesar da proclamação unilateral da independência em 2008.

Ele enfatizou que aqueles que propuseram a declaração coletiva contra qualquer mudança de fronteiras agora discordam da sugestão sérvia e é por isso que ele deveria estar pronto amanhã e na segunda-feira para expor, defender e proteger os interesses de seu país perante os mais altos representantes da região.

Ele disse que, apesar de ter abordado esta questão um milhão de vezes, ainda há aqueles que não aprenderam que alguém pode expressá-la cara a cara, mas ele não tem medo de repeti-la porque está no final de seu mandato presidencial e nada mais pode ser feito com ele, apesar do fato de que seus oponentes investiram um bilhão de euros contra ele.

Convencido das pressões exercidas pelas potências ocidentais, ele se perguntou quando começaram a aplicar o princípio da imutabilidade das fronteiras, seja em 1990-1991, quando as fronteiras da Sérvia estavam sendo alteradas, ou mais tarde, em 2021.

Vucic declarou que na reunião sobre Kosovo em Washington em setembro de 2020, ele rejeitou firmemente a pressão da Casa Branca para o reconhecimento mútuo e lamentou ter estragado a festa e não ter participado, o que exigiu coragem, e ele o fez com orgulho.

Ele disse que agora, uma das maiores potências do mundo está pressionando para a retirada da Força Kosovo da OTAN (KFOR) e da Missão da ONU em Kosovo (UNMIK), bem como a remoção da base militar americana em Bondsteel, acrescentando que a Sérvia não permitirá que ninguém a espezinhe e se aproprie desse território.

Ele previu que tal passo permitiria que o chamado exército kosovar se posicionasse nas fronteiras do centro da Sérvia, o que ele considerou inaceitável e apresentou provas de inteligência para impedi-lo, e advertiu que seu país é muito mais forte hoje, quer a paz e é a favor de evitar conflitos.

ga/rmh/vmc/gdc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.