27 de November de 2021

NOTICIAS

Legislativo do Equador a decidir a eleição de autoridades

Legislativo do Equador a decidir a eleição de autoridades

Quito, 15 mai (Prensa Latina) O novo Parlamento do Equador se reunirá novamente hoje para eleger suas autoridades, depois de ter falhado na primeira tentativa ontem por falta de consenso.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Contra todas as probabilidades, o que parecia ser uma simples sessão inaugural complicou-se ontem, pois os supostos acordos pré-determinados entre os partidos políticos desapareceram no momento da votação. De antemão, a mídia e mesmo alguns dos parlamentares eleitos presumiam que os diretores já estavam pré-eleitos, na sequência de acordos entre a coalizão progressista União pela Esperança (UNES), a aliança CREO e o Partido Social Cristão.

Consequentemente, o executivo do primeiro poder do Estado seria conformado por Henry Kronfle, do CREO, como presidente; Paola Cabezas, pela UNES, como primeira vice-presidente, e o independente Virgilio Saquicela como segundo vice-presidente.

Porém, no momento da votação, o CREO se desvinculou do acordo e não apoiou a moção que promovia Kronfle como primeiro, com a qual só obteve o apoio de 69 parlamentares, um a menos que o mínimo necessário para ser proclamado.

Outras duas propostas – Salvador Quishpe (Pachakutik) e Wilma Andrade (Esquerda Democrática) -, que alcançaram 44 e 21 votos, respectivamente, também não conseguiram.

‘Além das posições políticas, se a mudança de posição do CREO (…) na Assembleia Nacional é consequência da pressão da mídia, as coisas vão mal para os próximos quatro anos’, alertou o sociólogo e jornalista Decio Machado.

Anteriormente, no seu discurso de posse da primeira sessão, Pierina Correa insistiu na importância de se criar uma frente comum, baseada nas coincidências e no respeito pelas diferenças, para construir e recuperar a credibilidade e a confiança no Parlamento, Perdida na gestão apenas encerrada.

Sob essa premissa, o plenário tentará concluir o processo iniciado ontem à tarde e eleger suas autoridades, assim como os membros do Conselho de Administração Legislativo.

agp / scm / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.